Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Golpe no WhatsApp promete 13º salário para beneficiários do Bolsa Família

Um novo golpe disseminado via WhatsApp promete saque do 13º salário para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Segundo o laboratório de segurança digital dfndr lab, da empresa de cibersegurança PSafe, mais de 180 mil pessoas já foram afetadas pela mensagem falsa, que circula há sete dias.

O conteúdo espalhado em conversas individuais e grupos do WhatsApp leva vítimas a um link para preencher uma pesquisa, que requer o compartilhamento de dados pessoais. Informações como nome completo e endereço são solicitadas no formulário. Veja a mensagem do golpe, na imagem abaixo.

O golpe segue seu curso ao fazer o usuário compartilhar a mensagem com seus contatos. Após isso, ele é direcionado a permitir o envio de notificações para o seu celular e é levado a uma página de download de aplicativos maliciosos, infectados com malware, segundo o laboratório de segurança digital.

Para EXAME, a PSafe informou que o golpe afeta tanto smartphones Android quanto IPhones. No entanto, iPhone, o golpe induz apenas a vítima a conceder permissão de envio de novos golpes.

Vale notar que a mensagem falsa se apoia sobre um fato verídico. O governo anunciou recentemente que pagará o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família.

O Programa Bolsa Família já foi utilizado em golpes similares, que são disseminados via WhatsApp. Como o aplicativo de mensagens conta com forte codificação da troca de conteúdos, empresas de segurança digital (e nem o próprio WhatsApp) não podem monitorar a propagação de ameaças como a desta semana – a não ser quando elas já atingiram certa proporção para serem detectadas via recebimento de tais mensagens enganosas.

Segundo o dfndr lab, ao ativar as notificações, os hackers ganham acesso ao envio de novas ameaças às vítimas, o que pode culminar em novas infecções de malware no celular.

Fonte: Exame

Sair da versão mobile