ad16
AutoPECASonline24.pt
ColunasDestaquesGeralInformáticaTodas as Notícias

Google faz primeiro teste no Piauí de acesso a internet por balões

[ad#336×280]A presidência do Google no Brasil confirmou que houve um teste em Campo Maior, de internet via Loon e conseguiram conexão. Foi na escola pública Linoca Gaioso Castelo Branco, onde um dos balões lançados deu acesso à internet para essa escola, por quase uma hora, usando o sinal fornecido por uma das estações da Vivo.

“Os alunos foram capazes de ter sua primeira aula conectadas à internet. O professor de Geografia usou imagens interativas do Google Maps e usou o Wikipédia”, diz nota divulgada pela assessoria da Google.

Nesta sexta-feira(06), o presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho e o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estão lançando dois balões no Clube de Aeromodelismo de Teresina, na estrada da Cacimba Velha, zona rural da capital.

Projeto Loon do Google
Projeto Loon do Google

Eles argumentam que escolheram o Piauí porque na região Nordeste, apenas 27% dos domicílios têm acesso a internet sendo o pior do país.

O ministro das Comunicações convidou o Google para testar a tecnologia em Campo Maior, porque embora o centro da cidade tenha acesso à grande rede, mas não possui capilaridade na conexão para a zona rural do município.

“Em nossos lançamentos prévios de balões da Nova Zelândia e do norte da Califórnia (EUA) aprendemos muito sobre a estratosfera em altas latitudes. Esse foi o nosso primeiro lançamento de balão próximo à Linha do Equador e estamos animados para aprender sobre essa parte do céu”, diz a nota entregue à imprensa do Piauí.

O projeto Loon foi batizado com este nome em homenagem a uma espécie de ave aquática. O projeto é uma rede de balões que flutua na estratosfera levando internet nas áreas rurais e remotas. Ele fica a uma altura de 20 quilômetros acima do percurso dos aviões. A aposta do Google é um planeta totalmente conectado. Aqui no Piauí é o primeiro teste no Brasil.

O ministro está sendo aguardado e deve chegar às 10h30 no Aeroporto Petrônio Portella.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade