CidadeDestaquesEsporteMunicípios

Governador apresenta a Dilma conjunto de propostas contra seca

anuncio17 UNIFSA

O governador Wilson Martins apresenta, durante reunião com a presidente Dilma Rousseff, demais governadores do Nordeste e os ministros da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, em Aracaju (SE), um documento com um conjunto de propostas de combate à estiagem. O documento foi dividido em três eixos: propostas já cadastradas no Sistema Nacional de Convênios, novas propostas de curto prazo e propostas de solução definitiva para a convivência com a estiagem no semiárido.

Até o momento, 83 municípios do Piauí decretaram situação de emergência por conta da seca. O Ministério da Integração Nacional já reconheceu 66 deles. “Na prática, a estiagem comprometeu todo o semiárido piauiense, abrangendo 151 municípios, e outros que estão fora dessa região, como Curimatá”, afirmou Wilson Martins.

Dentre as ações já cadastradas no Siconv estão atendimento aos 53 municípios com situação de emergência inicialmente reconhecida pelo Governo Federal, incluindo abastecimento de água via carro-pipa, cestas básicas e ração animal (já com autorização de R$ 15 milhões pelo MI); execução da segunda etapa do programa de construção de pequenas adutoras (em 2010, foram construídos mais de 1.600 quilômetros); implantação, recuperação ou ampliação de 280 sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais dentro do programa Água para Todos; construção de 139 pequenas barragens de acumulação de água em 50 municípios (para consumo animal); implantação de 8.264 unidades modulares de irrigação como forma de estímulo à atividade produtiva.

Já entre as novas medidas de curto prazo, o governador Wilson Martins solicita a liberação do Bolsa Estiagem para 60 mil famílias, antecipação do Seguro Garantia Safra para 84 mil famílias, disponibilização subsidiada de ração e grãos para alimentação animal; liberação do Seguro Proagua; equipamento de 1.100 poços tubulares comunitários tamponados; construção de cisternas; subsídio da eletrificação rural para irrigação; liberação de financeiro (já empenhado) de obras de segurança hídrica em andamento (Barragem de Atalaia e Barragem de Serra do Brejo); liberação de emendas de bancada ao Orçamento Geral da União 2012 para construção das Barragens de Milagres e Tinguis.

As propostas de solução definitiva para a convivência com o semiárido são: captação de água subterrânea de 37 poços profundos já perfurados e tamponados no aquífero Cabeças, no Vale do Gurguéia, abrigando reservas totais de 310 bilhões de metros cúbicos de água de excelente qualidade para abastecer 600 mil pessoas em 42 municípios do semiárido; estudo de previabilidade para transposição de água do Rio São Francisco para a região semiárida no sistema Sobradinho-Paulistana.
Preocupação é com atendimento emergencial e para evitar maiores prejuízos em 2013, diz Wilson

Durante reunião dos governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rousseff para tratar sobre os impactos da estiagem na região, o governador Wilson Martins destacou que a preocupação principal é garantir o atendimento emergencial de famílias afetadas com a seca, mas ressaltou que é preciso investir em ações de médio prazo para evitar que os mesmos efeitos sejam sentidos em 2013. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a estiagem deve se estender até o ano que vem.

“Fizemos um apelo em relação à necessidade de executarmos ações para abastecimento de água humano e animal, suporte de ração animal e para projetos produtivos para gerar emprego e renda no semiárido”, relatou o governador, que apresentou um alarmante panorama da seca no Piauí: “Essa é a seca mais grave desde o início do século XX. No Piauí, regiões em que chovia em torno de 600 a mil milímetros por ano, esse ano choveu menos de 100 milímetros; não há suporte para abastecimento de água nos reservatórios que temos disponíveis nem há pastagens”.

O governador ressaltou que não há mais perspectivas de chuvas no semiárido piauiense em 2012. “Nosso inverno mesmo, quando chove realmente, é de janeiro a março. E já passou. Só deve voltar a chover com mais regularidade em março do ano que vem, segundo as previsões”, disse.

Plano contra seca
Plano contra seca
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.