ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

Governador discute a criação de centros esportivos no Piauí

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa quinta-feira  (5), com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimateia; reitor da Universidade Estadual (Uespi), Nouga Cardoso; reitor do Instituto Federal (IFPI),  Paulo Henrique; e com o presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Vicente Sobrinho, para tratar da Vila Olímpica de Parnaíba. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual abordou a necessidade da criação de um sistema de esportes no estado que funcione como uma rede integrada.

Segundo o governador, além de parcerias para a gestão da Vila Olímpica e quadras poliesportivas, foi articulada a criação de centros esportivos. “Nós tratamos aqui de uma parceria com as universidades para  a gestão e a coordenação do plano de funcionamento da Vila Olímpica de Parnaíba, a quadra poliesportiva de Picos e de Floriano. Mas fomos além, acertamos a criação de um sistema estadual de esportes, uma rede integrada”, conta Wellington Dias.

Ainda, segundo o governador, a partir da Fundespi, como coordenadora, o Estado poderá  ter um mapeamento de todos os equipamentos esportivos públicos e privados no Piauí e, assim, terá condição de desenvolver um planejamento para ver as carências a serem inseridas no plano de desenvolvimento. Dessa forma, o Governo trabalhará eventos integrados e viabilizará, por meio de parceria com universidades, ou recurso do próprio Governo, o Bolsa Atleta.

Wellington abordou a necessidade da criação de um sistema de esportes no estado que funcione como uma rede integrada.( Foto: Jorge Henrique Bastos)

Para o reitor da Uespi, o saldo dessa reunião foi muito positivo para a estruturação do esporte no estado. “O saldo da reunião foi muito positivo para o desporto piauiense. O governador, junto com a Fundespi, pretende criar centros esportivos no estado para dar possibilidades de se trabalhar diversas modalidades esportivas, principalmente, as com mais potencialidades”, disse Nouga  Cardoso.

 

De acordo com Vicente Sobrinho, além da estrutura física e da possibilidade de fomentar o esporte, os centros também trarão mais qualificação para os profissionais. “A ideia é criarmos centros esportivos que contemplem todos os territórios do estado. Inicialmente, serão instalados nas macrorregiões e escolheremos as cidades polo. Esses centros possibilitarão uma maior qualificação para os profissionais do meio desportivo, por meio de parceria das universidades públicas”, disse o presidente da Fundespi

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade