O governador Wilson Martins está fazendo o primeiro voo do Samu Aéreo direto do hangar do governo no Aeroporto de Teresina, Petrônio Portella. O secretário de saúde, Ernani Maia, informou que o Samu aéreo atenderá todos os municípios do Piauí e pousará onde houver hospitais de referência.
Essa aeronave será acionada por médicos através de triagem dos atendimentos. Pela regulação, as emergências que serão atendidas serão: infarto, AVC, politraumatismos, feridos graves em acidente, gravidez de alto risco e desastres com grande números feridos.
No primeiro voo, o governador foi como médico, o superintendente de Relações Institucionais, Pompílio Evaristo como paciente e uma enfermeira.
De acordo com o secretário, o local mais distante que o Samu Aéreo vai percorrer será em Corrente (no extremo sul do Piauí) e o voo dura 2 horas e 20 minutos enquanto que de ambulância leva 15 horas para chegar à cidade, saindo de Teresina.
O serviço vai funcionar a partir do dia 01 de junho. Ele não terá apenas a função de buscar pacientes, mas também de educação e prevenção de acidentes. “Vamos realizar cursos para a população prevenindo acidentes, criar a cultura de primeiros socorros, de acudir”, destacou o secretário Ernani Maia. .
Cidade Verde