ad16
Educação

Governador e secretário de Educação entregam kits para 110 alunos do Intercâmbio

Emoção e ansiedade marcaram o encontro de pré-embarque de mais um grupo de alunos do programa Aprender é uma Viagem, na noite dessa terça-feira (28), no Diferencial Buffet. O governador Wilson Martins, o secretário de Educação, Átila Lira, o diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Vilaris, e a coordenadora do programa, Ivanilde Castro, entregaram os kits de viagem (mala, tablet e cartão de crédito) para os 110 alunos intercambistas que ainda estão no Piauí e se preparam para viajar para o Canadá, Nova Zelândia, Espanha, Chile e Argentina.

“Quando menino via meus colegas de turma, filhos de médicos, desembargadores, viajando para o exterior e eu não podia. Hoje vejo a alegria no olhar de cada um desses alunos que fazem parte do Aprender é uma Viagem e me sinto realizado. É um projeto feito para dar oportunidade aos filhos de pessoas humildes e tenho certeza que será uma experiência incrível aprender um outro idioma e ter contato com culturas diferentes”, declarou Wilson Martins.

O governador Wilson Martins, o secretário de Educação, Átila Lira, o diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Vilaris, e a coordenadora do programa, Ivanilde Castro
O governador Wilson Martins, o secretário de Educação, Átila Lira, o diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Vilaris, e a coordenadora do programa, Ivanilde Castro

A estudante Thaylania Oliveira, da cidade de Valença, aproveitou o encontro para agradecer em nome de todos os participantes do programa pela oportunidade oferecida pelo Governo do Estado do Piauí. “Agradecemos primeiro a Deus e depois ao governador Wilson Martins por esta iniciativa, pela preocupação de nos dar a chance de estudar em outro país, de aprender uma nova língua, novas culturas. Batalhamos, estudamos e nos esforçamos muito para estar aqui hoje e tudo valeu a pena”, disse emocionada.

Thaylania e mais 24 alunos embarcaram na madrugada desta quarta (29) para o Canadá. Nas primeiras horas de quinta-feira (30) , mais 35 alunos seguem para o mesmo destino onde cursarão um semestre letivo na modalidade High School. Para custeio de acomodação, cada aluno recebeu um cartão de crédito com saldo no valor de duas parcelas da bolsa, um total de R$1.200.

O diretor-presidente do Instituo Natura, Pedro Vilaris, parceiro do Aprender é uma Viagem, ressaltou que os avanços do Piauí no setor da educação foram o principal motivador para a parceria. “Nosso intuito é ver o que tem dado certo em cada estado do Brasil e compartilhar essas experiências. Os números do Ideb têm mostrado que o Piauí avança na educação e os esforços de modernização e descentralização das GREs fazem parte das boas práticas aqui aplicadas. Para nós é um prazer ser parceiro deste momento tão único na vida dessas famílias”, destacou.

A coordenadora do programa Ivanilde Castro aproveitou o encontro com todos os intercambistas e seus familiares para agradecer a confiança depositada no Governo do Estado. “Sei que há muita preocupação dos pais em deixar seus filhos passarem tanto tempo longe, mas vejo que há muito mais confiança em todos nós desse programa e somos imensamente gratos por isso. Tudo isso vem sendo uma experiência única fomentada pelo governador Wilson Martins e concretizada graças ao empenho e confiança que cada um depositou em nós”, enfatizou Ivanilde.

Embarques

A primeira turma selecionada pelo Intercâmbio viajou no último dia 19 para Orlando, nos Estados Unidos. Eles já estão hospedados e iniciaram o novo ano letivo na última segunda-feira (27). Além da turma que embarca para o Canadá, no dia 31 de janeiro, mais 10 estudantes embarcam para a Espanha. Os alunos que vão para a Nova Zelândia embarcam no dia 4 de fevereiro e os que seguem para a Argentina levantam voo em 21 de fevereiro.

Pré-embarque dos alunos do Projeto de Intercâmbio. “Queremos tornar o ensino público no Piauí mais atrativo e o intercâmbio é uma forma de valorizar e estimular nossos alunos. É um novo mundo que se abre para eles, que retornarão muito mais motivados e com mais oportunidades”, enfatizou Átila Lira, secretário de Educação do Piauí.

No total, 1.500 alunos inscreveram-se nos cursos intensivos em inglês e espanhol oferecidos nas 21 Gerências Regionais de Educação de todo o estado. ?Todos os dias estudávamos a língua do país que almejávamos ir. Foram quase quatro meses de conversação e dedicação e hoje estou partindo para algo inimaginável: estudar no exterior”, declarou o estudante Herison Sousa, 16 anos, da cidade de Piripiri, que embarca para um semestre no Canadá.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade