EconomiaEducação

Governador e Secretário de Educação participam da abertura do Ano letivo 2014

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O governador do Estado, Wilson Martins, e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, deram início ao ano letivo 2014 com uma grande solenidade no Centro de Ensino de Tempo Integral (Cefti) Julia Nunes Alves, na manhã desta terça-feira (28) e a entrega da nova quadra poliesportiva da Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa. As duas escolas estão localizadas no bairro Dirceu I, zona Sudeste de Teresina.

Segundo o governador Wilson Martins, este ano letivo começa com várias mudanças: são novas escolas, prédios reformados e equipados com todo o material necessário para o uso dos professores e melhor aprendizado dos alunos. “Queremos que todos os alunos tenham acesso a um ambiente em que possam desenvolver atividades educativas, de modo a estimular nossas crianças e adolescentes a serem destaques na educação dentro e fora do Estado, como nos últimos anos”, frisa o governador.

O governador do Estado, Wilson Martins, e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira
O governador do Estado, Wilson Martins, e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira

Em todo o Estado, quase 300 mil estudantes iniciam o período letivo 2014 um mês mais cedo por causa da Copa do Mundo, que esse ano acontece no Brasil. “Por causa da Copa, tivemos que antecipar o calendário porque em junho haverá o recesso, para que todos possam acompanhar os jogos”, explicou Wilson Martins.

O governador disse, ainda, que a escolha do colégio Júlia Nunes Alves é significativa porque a unidade foi contemplada com a maioria dos programas de educação do Estado. “Aqui nós temos tempo integral, ensino profissionalizante, entre tantos benefícios que as escolas do Estado estão recebendo. Estamos fazendo tudo que é possível para a melhora do ensino no Piauí”, declarou.

Tempo Integral consolida a melhoria da educação do Piauí

No Piauí existem 42 escolas em tempo integral de nove horas e 230 com jornada ampliada de sete horas, através do Programa Mais Educação. São, ao todo, 812 escolas estaduais, distribuídas nos 224 municípios do Piauí, que têm recebido do governo do estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), todos os investimentos necessários para uma crescente melhoria da qualidade do ensino-aprendizado oferecido.

“A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) trabalha na ampliação e adaptação de escolas para o regime de tempo integral. Atualmente, 42 escolas funcionam nesta modalidade, com jornada de 9 horas, e outras quase 300 funcionam com o programa Mais Educação, com jornada ampliada em 7 horas. Além disso, estamos entregando mais 53 novas quadras poliesportivas. Isso é o resultado concreto de um trabalho desenvolvido com muito empenho e coragem no governo Wilson Martins”, destaca.

“Só nestas escolas, a previsão é atender neste início de ano cerca de 7.500 crianças. As atividades extraclasses contribuem ocupando o tempo ocioso desses jovens dando a oportunidade de desenvolver habilidades e de aprender sobre esporte, arte, cultura e muitos outros temas. Nos espaços onde o Programa é executado, a evasão escolar é zero e o índice de reprovação caiu para 2%”, destaca o secretário de Educação, Átila Lira.

Foi o que aconteceu no Cefti Julia Nunes. Segundo o diretor, Tarcisio Soares, a mudança para tempo integral pela qual passou a escola ano passado, já foi sentida no número de matrículas deste ano.

“Desde que começamos com o tempo integral aqui, temos percebido uma melhora significativa nos nossos alunos. Terminanos 2013 com um índice de aprovação de mais de 90% e este ano a procura por matrículas na nossa escola foi muito maior do que o esperado. Só temos a agradecer ao governador Wilson Martins e ao secretário Átila Lira por essa oportunidade”, enfatizou o diretor.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.