ad16
AutoPECASonline24.pt
BocainaGeralMunicípiosTodas as Notícias

Governo define em reunião regras para uso da Barragem de Bocaina

[ad#336×280]A partir da próxima segunda-feira (16), entram em vigor as regras para o uso da água da Barragem de Bocaina. As orientações foram estabelecidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Agência Nacional de Águas (ANA) e a Comissão Gestora do Açude de Bocaina.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Mário Ângelo de Meneses, essa determinação foi definida após reunião com a comissão formada por prefeitos e representantes de entidades e sociedade civil, no último dia 4 de junho, na cidade de Picos. As regras deverão ser adotadas pelos usuários da bacia do Rio Guaribas, situados desde o Reservatório de Bocaina até a confluência com o Rio Itaim.

Barragem de Bocaina recebeu 10 milhões de metros cúbicos de água em duas semanas (Foto: Gil Oliveira/ G1)
A barragem está com apenas com 22% da capacidade de água – Foto: Gil Oliveira/ G1 PI

“É importante destacar que estas regras foram elaboradas por meio do acompanhamento do volume de água represado em Bocaina e do cadastramento de 203 usuários, realizado ainda em 2013, suas demandas referentes às culturas irrigadas, e a disponibilidade de água dentro do leito do Rio Guaribas”, enfatiza Mário Ângelo.

Fica determinado que todos os usuários de irrigação estão autorizados a captar no máximo durante 4 h/dia, durante 12 dias/mês, totalizando 48 horas/mês. Os usuários localizados nos municípios de Bocaina e Sussuapara estão autorizados a captar nas manhãs de quinta-feira até sábado. Os usuários localizados no município de Picos estão autorizados a captar nas manhãs de domingo até quarta-feira. Os usuários deverão captar apenas no horário dentre às 7h e 11h.

Os usuários já cadastrados pela campanha de 2013 deverão ser regularizados mediante expedição de outorgas de uso. Já os usuários não cadastrados serão fiscalizados e responderão nos rigores da legislação ambiental vigente.

Uma equipe técnica da Semar estará realizando uma mobilização, junto aos usuários, divulgando as regras estabelecidas. Serão distribuídos panfletos informativos. Além disso, a secretaria irá realizar uma reunião com representantes do poder público e prefeitos da região.

3 Comentários

  1. I absolutely love your website.. Pleasant colors & theme. Did you make this amazing site yourself? Please reply back as I’m hoping to create my own website and would love to learn where you got this from or what the theme is called. Appreciate it.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade