EconomiaGeral

Governo discute ação emergencial contra seca com compra de grãos

anuncio17 UNIFSA
Cada Cooperativa receberá cerca de 600 toneladas de grãos de milho

Em uma ação emergencial de combate à seca, o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), realizou reunião na manhã desta segunda-feira (10) com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi).

A ação visa adquirir inicialmente 10 mil toneladas de grãos para abastecer os armazéns e depósitos da Conab nas cidades do Estado e àquelas que não possuíam, o Estado alugou galpões em cidades como São Raimundo Nonato, Oeiras, entre outras atingidas pela seca para que os grãos cheguem mais rápido ao pequeno produtor.
Devido às dificuldades de logística, o Piauí estava encontrando problemas para o abastecimento, e foi devido a esse empecilho e a grande quantidade de grãos de qualidade que cooperativas e produtores do Estado possuem, que a Conab e o Governo do Estado irão adquirir os grãos do Piauí.
O preço nacional de aquisição da Conab é de R$ 20,78 e o preço médio vendido no Piauí é de R$ 32,00 e como se trata de uma ação emergencial, o Governo do Estado do Piauí irá arcar com o pagamento do saldo restante onde estima-se que somente na aquisição de 10 mil toneladas iniciais será investido cerca de 2,5 milhões.
“A ordem do governador é não poupar esforços para minimizar os sofrimentos causados pela seca. O investimento inicial é de 2,5 milhões, porém, ele irá arcar com o investimento que for necessário”, explicou o secretário Rubem Martins.
No total, o Governo do Estado junto com a Conab pretendem adquirir 100 mil toneladas de grãos produzidos no Estado para atender a demanda de demais municípios do Piauí atingidos pela estiagem o que, de acordo com Rubem Martins, será um prazer muito grande já que certas regiões do próprio Piauí possuem estoque tão grande de grãos que têm condições de atender todo o Estado e ainda exportar.
“Em nome do governador agradeço ao empenho dado pela Feapi representada por Sérgio Bortolozzo, que de início já irá disponibilizar 600 toneladas de grãos de milho”, disse o secretário.
“É válido lembrar que o teto máximo de aquisição de cada cooperativa será de 600 toneladas onde o Nordeste já se iguala ao teto do restante do país onde antigamente o teto máximo era de somente 200 toneladas”, explicou Allisson Pêgo, superintendente da Conab.
Participaram da reunião, além do secretário Rubem Martins e demais diretores da SDR, o superintendente da Conab Allisson Pêgo, Sérgio Bortolozzo da Faepi e Canel, Luiz Quirino da Coopicotton, Irana Feitosa e Antonio Filho da Controladoria Geral do Estado, entre outros.
com informações da cidadeverde.com
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.