ad16
EconomiaGeral

Governo envia mensagem para que multa do FGTS vá para o Minha Casa, Minha Vida

[ad#336×280]O governo enviou hoje (17) ao Congresso uma mensagem alterando a Lei 110/2001 e direcionando a multa dos 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cobrada hoje das empresas que demitem sem justa causa seus funcionários, exclusivamente ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

O encaminhamento está no Diário Oficial da União, e os líderes do PT na Câmara confirmam o teor do texto. Eles discutiram o tema há pouco em uma reunião com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O texto ainda não foi nomeado e incluído no sistema da Câmara.

Minha Casa Minha Vida
Minha Casa Minha Vida

Depois de participar de reuniões com o primeiro escalão do governo, líderes partidários no Senado disseram que, independentemente do veto presidencial feito ao projeto que suspenderia a cobrança da multa, o governo enviaria um texto alternativo para manter a cobrança que, pelas contas do Executivo, geram arrecadação de quase R$ 3,5 bilhões por ano. A ideia era direcionar o valor para o programa habitacional e criar um bônus de aposentadoria para os trabalhadores demitidos sem justa causa que não forem beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida.

Deputados e senadores terão que decidir na noite de hoje (17) se mantêm a cobrança da multa de 10%, nos moldes anteriores. Pressionados pelo setor produtivo, os parlamentares decidiram cessar a cobrança alegando que a multa já cumpriu a função de corrigir um desequilíbrio existente entre a correção dos saldos das contas individuais do FGTS. Em julho, o Executivo vetou todo o projeto encaminhado pelo Congresso, evitando que a decisão virasse lei.

Os parlamentares analisam também a derrubada de outros 94 vetos feitos pelo Planalto a projetos aprovados pelo Legislativo. A reunião deve seguir os mesmos moldes da sessão que ocorreu no último dia 20 de agosto. Mas a repetição do resultado ainda segue em suspense. Na primeira apreciação dos vetos presidenciais, o governo saiu vitorioso por ter conseguido, a partir de diálogos, convencer deputados e senadores a manter todos os dispositivos suspensos pelo Planalto.

A proposta sobre a multa adicional do FGTS foi adiada naquela ocasião e será o segundo item da pauta a ser analisada hoje. Independentemente do texto alternativo previsto na mensagem enviada hoje pelo Executivo, nas últimas semanas, o governo tentou um acordo com líderes da base aliada nas duas Casas.

Agência Brasil

Tags

6 Comments

  1. Good site! I truly love how it is nice on my eyes it is. I’m wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your RSS which may do the trick? Have a great day!

  2. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who has been doing
    a little homework on this. And he actually ordered me lunch because I discovered it for him…
    lol. So allow me to reword this…. Thanks for
    the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk
    about this topic here on your internet site.

  3. Hi there very nice website!! Man .. Beautiful ..

    Wonderful .. I’ll bookmark your web site and take the feeds also?
    I am satisfied to find a lot of helpful information right here in the publish, we want develop
    more techniques on this regard, thanks for sharing. . . . .
    .

  4. It’s actually a cool and useful piece of information. I am satisfied that you shared this helpful info
    with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade