EducaçãoTodas as Notícias

Governo Estadual empossa nova administração da UESPI

anuncio17 UNIFSA

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (23), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias (PT) empossou os professores Nouga Cardoso Batista e Evandro Alberto de Sousa como reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Na oportunidade o chefe do executivo estadual ainda anunciou a abertura de mais um edital da Universidade Aberta do Piauí – Uapi.

Em seu discurso, Nouga Cardoso, defendeu sua autonomia e uma maior aproximação com acomunidade. “Ser reconduzido ao cargo de reitor, dessa que é minha segunda casa, reafirma aconfiança e o diálogo que buscamos fortalecer com toda comunidade acadêmica” afirmou,acrescentando: “Temos uma tarefa a cumprir: honrar essa confiança. Não importa as adversidades,continuaremos a executar nosso trabalho de forma atuante. E isso é comprometimento. Queremoster mais uma aproximação com os discentes e os professores”.

Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ
Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ

Evandro Alberto de Sousa, novo vice-reitor, saudou todos os presentes na ocasião, remetendo a poderosa energia e agradecendo a confiança. “Agradeço todos os presentes na ocasião, remetendo suas poderosas energias e agradecendo a confiança de escrever mais esse capitulo de luta, dos técnicos, discentes e docentes que nos conduziram a este cargo que busca engrandecer a educação do Piauí. Não me intimidei om os obstáculos propostos. Expresso minha gratidão do a minha família e todos da UESPI e que Deus nos abençoe nessa caminhada”, discursou Evandro.

Nouga Cardoso Batista atua na Uespi desde 2003 como docente efetivo do Curso de Química. Possui Mestrado em Química Analítica e Doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (USP). É pesquisador e coordenador de projetos do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias (Geratec). Membro Docente/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Química (mestrado acadêmico) da Uespi. Ocupou o cargo de vice-reitor na gestão 2010-2014 e é reitor no quadriênio 2014-2017.

Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ

Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ

Nouga foi reconduzido à reitoria depois de vencer a última eleição institucional, realizada no mês de outubro do ano passado. Ele ficará no cargo até o ano de 2021.

Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ
Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ

Já Evandro Alberto de Sousa atua como docente no quadro efetivo da Uespi desde 2012. É mestre em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou da elaboração do Projeto Pedagógico, bem como da criação do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da Uespi, Campus Prof. Barros Araújo, em Picos-PI, além de ter sido coordenador do curso no período de 2003 a 2006 e diretor do Campus Prof. Barros Araújo de 2014 a 2017.

Educação a Distância

Na oportunidade Wellington Dias lançou mais um edital para o vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), com a oferta de 3 mil vagas. A iniciativa foi comemorada por Dias. “Agora o Piauí se torna o primeiro estado com educação superior em todos os municípios”, destacou.

Wellington também aproveitou para elogiar os petistas Lula e Dilma Rousseff, ex-presidentes da República. “Vivenciei com Lula e Dilma o quanto é possível se abrir caminhos largos para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Nesta, que é a segunda fase do projeto, mais 60 pólos para a oferta de cursos a distância serão instalados no interior do estado. “Esses 60 pólos são um anseio da população que ainda não tem ensino superior”, ressaltou a diretora Adjunta do Núcleo de Educação da Universidade Estadual, Luciana Saraiva.

Também participaram do evento realizado hoje no Karnak a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias (PT); o deputado federal Assis Carvalho (PT); o reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Lopes e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Francisco Guedes.

Protesto

Membros da Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP aproveitaram o encontro para realizarem um protesto contra o Governo do Estado. Usando um carro de som os manifestantes cobraram do executivo estadual um reajuste de 35% para todos os docentes da Universidade Estadual. O incremento foi descartado por Wellington Dias.

De acordo com Dias o aumento é inviável no momento por conta da crise financeira por qual atravessa o país. “Em abril, devemos sair do limite de responsabilidade fiscal e temos o compromisso de melhorar a remuneração da Uespi”, afirmou.

PortalAZ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.