Governo Federal autoriza repasse de R$ 428 mil para reconstrução de áreas afetadas por enchentes em Picos
O município de Picos foi contemplado com um repasse de R$ 428.710,03 do Governo Federal, autorizado nesta sexta-feira (23) por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional. O recurso tem como objetivo auxiliar na reconstrução de áreas atingidas pelas fortes enchentes registradas no início de 2025.
De acordo com a Prefeitura de Picos, sob gestão do prefeito Dr. Pablo Santos (MDB), cerca de 3.200 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas após os temporais que atingiram o município em janeiro deste ano. O cenário de destruição mobilizou órgãos municipais, estaduais e federais na busca por apoio emergencial e recursos para reconstrução.
A quantia foi definida com base em critérios técnicos estabelecidos pela Defesa Civil Nacional, levando em conta a magnitude do desastre, número de atingidos e as demandas apresentadas pelas prefeituras.
Além de Picos, outras cidades de diferentes estados também foram beneficiadas, incluindo municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Acre e Rio Grande do Sul.
Os recursos serão direcionados à recuperação de áreas urbanas danificadas, limpeza de vias, reconstrução de infraestrutura básica e apoio às famílias afetadas, conforme plano de trabalho a ser executado pela prefeitura com acompanhamento da Defesa Civil.