CidadeGeral

Governo implanta infraestrutura para apicultura em Picos

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Serão entregues nesta sexta-feira (22), na cidade de Picos, equipamentos a cooperativas e produtores ligados ao Arranjo Produtivo Local de Apicultura da região. Na ocasião serão entregues equipamentos como 2.540 colmeias, 15 triciclos, quatro caminhões e oito toneladas de ração para abelhas.

O evento, que contará com a presença do governador Wilson Martins e visa o fortalecimento da apicultura, acontece às 9h, no Centro de Treinamento (Centapi), localizado no bairro Pantanal. O investimento total é de R$ 1,3 milhão, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Mundial.

Apicultores-Foto: Paulo Barros
Apicultores-Foto: Paulo Barros

Serão entregues ainda 1.270 kg de cera de abelha aureolada; 200 macacões para apicultor; 200 máscaras de proteção; 200 luvas de PVC profissional; 200 botas em PVC; 200 fumigador apícola; 200 formões do apicultor; 200 garfos desoperculadores; 350 equipamentos para abastecimento de água dos apoios (bebedouros coletivos); cinco mesas desoperculadoras inox; 15 decantadores inox; oito centrífugas eletrônicas inox; 300 filmes plásticos de duas vias para lacre; 660 telas de transporte de colmeias; 35 conjuntos de amarração de carga; quatro véus de proteção para transporte de enxames; quatro prateleiras metálicas; 200 estrados de PVC e mudas apícolas.

Os beneficiários diretos são micro e pequenos produtores filiados à Casa Apis, central composta de oito cooperativas apícolas envolvendo 908 famílias de apicultores em 37 municípios.

O Piauí é o maior produtor de mel orgânico do país e o segundo maior produtor de mel, atendendo a alta demanda de países europeus e dos Estados Unidos. Com o projeto de “Implantação de Infraestrutura para o Fortalecimento de Apicultura do Semiárido Piauiense na Região de Picos”, o Governo do Estado pretende dar condições para que os apicultores mantenham bons índices de produtividade mesmo em períodos de estiagens.

“Com a entrega desses equipamentos poderemos implementar o projeto da transferência das abelhas para locais que tenham recebido chuva, diminuindo assim os impactos na produção do mel nos períodos de estiagem”, explica Wilson Martins, ressaltando que fora dos períodos de seca os equipamentos permitirão aumentar a produtividade do setor e melhorar as condições de trabalho dos apicultores familiares.

Simplício Mendes

Em Simplício Mendes, com investimento de R$ 755 mil do Tesouro Estadual e do Banco Mundial, Wilson Martins entregará, no sábado (23), 270 colmeias, 635 kg de cera de abelha aureolada, 100 macacões para apicultor, 100 máscaras de proteção, 100 luvas de PVC profissionais, 100 botas em PVC, 100 fumigador apícola, 100 formão do apicultor, 100 garfos desoperculadores, 175 equipamentos para abastecimento de água dos apoios (bebedouros coletivos), 14 triciclos motorizados, dois caminhões, 330 telas de transporte para colmeias, 15 conjuntos de amarração de carga, dois véus de proteção para transporte de enxame, um decantador industrial, uma mesa homogeneizadora, oito toneladas de ração para abelhas e mudas apícolas.

Os beneficiários são micro e pequenos produtores filiados à Cooperativa dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), cooperativa formada por 10 Associações de Produtores do Território Vale do Canindé, englobando 906 famílias de apicultores de 10 municípios. O evento acontece no Salão Paroquial, a partir das 15h.

Fonte: Portal AZ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.