Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Governo pode liberar FGTS para pagamento de dívidas ainda este ano

Em evento com representantes do mercado financeiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal estuda liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para que pessoas endividadas possam quitar seus débitos.

“Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldade. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no fundo [FGTS]. Por que ele não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, disse Guedes durante o evento.

Outra medida anunciada por Guedes sem dar mais detalhes foi uma nova redução na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 25%. “Vamos já baixar o IPI”, disse durante o evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo. De acordo com o ministro, houve um aumento de arrecadação de tributos que permite reduzir o IPI com o objetivo de promover uma “reindustrialização” no país.

A redução de IPI em produtos como carros e eletrodomésticos também foi adotada por outras equipes econômicas de governos anteriores como forma de estimular o consumo e alavancar as atividades industrial e do comércio, que são importantes geradoras de emprego em todo o Brasil.

Paulo Guedes mencionou ainda que o governo prepara o lançamento de um programa para estimular o crédito.

Sair da versão mobile