ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

Governo quer adiar vacinação contra aftosa por causa da seca

Vacinação contra aftosa pode ser adiada

A agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está defendendo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o adiamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, marcada para o mês de novembro.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (23), pelo diretor-geral do órgão, José Antônio Filho, explicando que, devido à seca, boa parte do rebanho piauiense não tem condições físicas de receber a vacina por se encontrar muito magro. O adiamento não tem prazo pré-determinado para seu final.

José Antônio defende que a vacinação seja feita somente após a volta das chuvas na região castigada pela seca, dentro de dois ou três meses. “O movimento não é só do Piauí, é de todos os estados que hoje enfrentam dificuldades com a seca”.

O Piauí trava uma verdadeira guerra desde 2003 para se transformar em área livre de febre aftosa. O primeiro passo foi dado ao ser considerado como região de risco médio. Agora o governo luta para conseguir tornar o Estado uma área livre de aftosa com vacinação, último passo para a liberação total.

Na última campanha de vacinação feita pela Adapi, em junho, a cobertura vacinal chegou a 97% do rebanho, índice considerado excelente pelas autoridades sanitárias do Brasil.

Fonte: Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade