ad16
DestaquesGeral

Governo vai implantar o Ronda Cidadão e Guardião Eletrônico em Picos

Coronel Rubens Pereira, comandante da PM do PIauí - Foto: Cidade Verde
Coronel Rubens Pereira, comandante da PM do PIauí - Foto: Cidade Verde

A Polícia Militar do Piauí (PM/PI) está planejando a interiorização dos Programas Guardião Eletrônico e Ronda Cidadão, inicialmente, em Parnaíba e Piripiri, no Norte, e em Floriano e Picos, no Sul, além da formação de forças táticas em onze municípios polos. Foi o que anunciou nesta semana o comandante geral da corporação, coronel Rubens Pereira.

“O que queremos é que com a chegada do Ronda Cidadão também chegue o Guardião Eletrônico com esses equipamentos (câmeras) nas cidades”, disse o comandante, observando que isso vai depender de um planejamento e do equilíbrio financeiro, considerando que são equipamentos de alta qualidade, mas também de alto custo.

De acordo com o comandante, está sendo feito um grande investimento por parte do Governo do Estado na aquisição desse material tecnológico, e por sua vez a PM/PI está fazendo o trabalho com muita segurança, com a garantia de que os equipamentos cheguem para a população de forma definitiva e que cumpram a sua finalidade, que é o monitoramento de pontos estratégicos das cidades, como instrumento de prevenção e combate à criminalidade.

O comandante anunciou ainda que a exemplo de Teresina, que é servida pela Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), o interior do Estado terá Grupos de Natureza Especial para atendimento de ocorrências de alto risco e fazer frente a assaltos a bancos e tráfico de drogas, bem como a vigilância nas divisas do Estado.

“O Governo, até o final do ano, vai implantar onze forças táticas no interior do Estado, que seria um misto de policiamento realizado aos moldes da Rone e o Batalhão de Operações Especiais”, disse o comandante, explicando que serão onze grupos especializados para atendimentos no interior do Estado, nas sedes dos batalhões. Para tanto, as viaturas, armamentos e equipamentos já foram adquiridos e estão sendo padronizadas, bem como a capacitação das tropas para melhorar a qualidade do atendimento.

“Só quem tem a ganhar é a população”, destacou o comandante, citando alguns dos municípios (sedes de batalhões) beneficiados: Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, Uruçuí, Esperantina e Oeiras. Ele garantiu que as cidades polos terão a presença de forças táticas da PM/PI para o reforço da segurança pública.

Fonte: DOE

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade