CulturaGeral

Grupo Adimó realizará Semana de Combate ao Racismo

anuncio17 UNIFSA
Grupo Cultural Adimo (GCA)
Grupo Cultural Adimo (GCA)

Discutir o preconceito racial é uma temática cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Mas nem sempre foi assim. Para Francisco das Chagas Pereira, o Mano Chagas, considerado um dos principais nomes do movimento negro em Picos, discutir a realidade do preconceito entre raças é cada vez mais necessário, principalmente dentro das famílias. “A gente percebe que o racismo é uma herança de muito tempo. Os racistas herdaram essa formação cultural e muitas vezes nem percebem a maldade contida em gestos e palavras”, declara.

Pensando numa forma de colocar essa discussão no seio da sociedade, o Grupo Cultural Adimó deu início à Semana de Combate ao Racismo em 2008. A iniciativa é uma das ações políticas que o grupo desenvolve no mês de maio em comemoração ao Dia Municipal de Combate ao Racismo celebrado em 13 de maio.

A escolha da dança como temática central da Semana de Combate ao Racismo 2012 está associada às raízes do GCA e, segundo Chagas, ela tem sido fundamental para o resgate da cultura negra. “A dança foi o primeiro projeto do grupo e é também aquele que vem dando sustentabilidade. É através da dança que nós temos discutido o afroxé, a religiosidade, as expressões físicas e corporais, misticismo, sincretismo religioso.”

A Semana de Combate ao Racismo acontece de 11 a 13 de maio e tem como tema “A dança como expressão corporal e cultural no combate ao racismo”. A programação inclui seminários, debates, atividades esportivas e culturais.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.