ad16
DestaquesTodas as Notícias

Guia de prevenção ao coronavírus (Covid-19)

A gestão municipal está intensificando a prevenção da Covid-19, seguindo orientações publicadas pelo Ministério da Saúde

Diante da atual pandemia mundial devido o novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Picos preparou um guia com dicas que podem ajudar na prevenção da doença que causa infecção respiratória.

A gestão municipal está intensificando a prevenção da Covid-19, seguindo orientações publicadas pelo Ministério da Saúde (MS). No site do MS foram disponibilizadas práticas  que podem ajudar no controle da doença. Conheça quais são e ajude a combater a proliferação do vírus.

Médico Pascoal Gomes- Foto: Ascom SMS

Dicas que ajudam a combater o coronavírus

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel;
  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
  • Evitar levar as mãos ao rosto;
  • Evitar aglomerações se estiver doente;
  • Manter distância segura em locais com circulação de pessoas;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Manter distância segura nos espaços abertos;
  • Se possível, não sair de casa

Os três pilares de prevenção

Para evitar o contágio do vírus é importante ter informação correta sobre a forma de transmissão da doença. Além disso, é necessário conhecer os cuidados básicos de prevenção que ajudam no combate do coronavírus.

O médico e assessor técnico da Secretaria de Saúde de Picos, Pascoal Gomes, fala sobre os três principais pilares de prevenção do coronavírus.

“Nós temos que ter a informação correta, higienizar as mãos lavando-as com água e sabão, já que é tão eficaz quanto o uso do álcool em gel e também ter a sensibilidade e a consciência de que temos que ficar em casa, pois o isolamento social é a medida mais eficiente de controle dessa pandemia”, explica o médico.

Segundo ele, a principal forma de contato com o vírus é por meio de gotículas (aerossóis).

“As gotículas permanecem na superfície e é muito comum as pessoas terem o hábito de abraçar, apertar as mãos, coçar os olhos, nariz e boca, e se você tiver tido contato com a superfície contaminada acontece a transmissão”, argumenta.

Além do contato direto, o vírus fica armazenado na extensão dos objetos, facilitando ainda mais sua propagação.

Sintomas 

O coronavírus apresenta sintomas leves, mas pode se agravar em pessoas com condições de saúde mais vulneráveis.

Possíveis sintomas:

  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Febre
  • Dificuldade para respirar

Quando procurar a UBS? 

De acordo com o médico Pascoal Gomes, a orientação da Secretaria de Saúde de Picos é que todo paciente que apresente sintomas de tosse, febre, coriza e falta de ar, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou ligue para o comitê do coronavírus através do número (89) 9 9936-1391. Já nos casos de resfriados comuns é importante que o paciente fique em casa.

Todas as equipes de saúde da família disponibilizaram uma sala específica para atender todos os pacientes com sintomas respiratórios. O paciente vai passar por uma avaliação e a partir dos resultados será ou não encaminhado para o Hospital Regional Justino Luz para coleta do exame.


Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade