ad16
GeralSaúdeTodas as Notícias

Hemocentro de Picos atua com baixo estoque de sangue

[ad#336×280]A exemplo de períodos anteriores, as primeiras semanas do ano são sempre difíceis para o  Hemocentro Regional de Picos que atua  com um baixo estoque de sangue.  Apesar da grande demanda e da queda no número de doações, o Hemocentro tem conseguido atender de forma satisfatória as pessoas que necessitam de uma transfusão sanguínea. A expectativa é que até o final do mês a situação possa ser normalizada.

De acordo com o coordenador de campanha do Hemocentro de Picos, Waldemar Júnior, a preocupação é com a proximidade do período carnavalesco, onde a demanda aumenta consideravelmente. “Nessa época, após as festas de final de ano sempre diminuem as doações e acontecem muitos acidentes o que aumenta a demanda. Além disto o carnaval está chegando e precisamos estar com o nosso estoque regulador satisfatório para atender a ocorrências mais graves”, disse Waldemar Júnior.

Waldemar Júnior, coordenador de campanha do Hemocentro de Picos - Foto: Paula Monize
Waldemar Júnior, coordenador de campanha do Hemocentro de Picos – Foto: Paula Monize

O coordenador explica que na ausência de um determinado grupo sanguíneo, os mesmos recorrem ao Hemopi de Teresina, e assim contornam o problema. Ele ainda destacou que os grupos do Fator Rh negativo são mais difíceis de  encontrar, além das transfusões serem menores, portanto são os que se apresentam em  menor quantidade.

Campanhas

O Hemocentro de Picos além das doações particulares também trabalha com a estratégia de chamar as pessoas através de campanhas coletivas, muitas delas realizadas nas cidades da macrorregião.

Em decorrência da diminuição no banco de sangue, um campanha já vem sendo pensada para o mês de fevereiro em parceria com alguns municípios.

Waldemar Júnior ressalta que a população comprou a ideia e compreendeu a importância de se tornar um doador. O grande reflexo disto, e que o coordenador comemora é que nunca uma cirurgia foi cancelada por falta de sangue.

Para as pessoas que desejam realizar uma doação, o Hemocentro está localizado ao lado do Hospital Regional Justino Luz, e permanece em funcionamento das 07h às 5h da tarde.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade