DestaquesGeralSaúde

Hemocentro de Picos é inaugurado após 16 anos de espera

anuncio17 UNIFSA
Inauguração do Hemocentro- Foto: AgoraEd

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (1º) em Picos a inauguração da nova sede do Hemocentro de Picos, projeto iniciado há 16 anos. O prédio fica situado ao lado do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) e o corte da fita inaugural contou com as presenças de várias autoridades politicas da região de Picos, além do senador Welington Dias (PT) e do governador Wilson Martins (PSB).

A estrutura do heamocentro batizado como “Dr. José Antenor de Castro Neiva” é uma das maiores e mais modernas do Nordeste, com a capacidade de receber 1.500 bolsas por mês e possibilitar de realizar até cinco coletas a cada 20 minutos. O prédio é destinado a atender toda a macrorregião de Picos.

Para o coordenador do hemocentro, o bioquímico Waldemar dos Santos Júnior,  receber o órgão é motivo de orgulho para ele e para os cidadãos picoenses. “É um orgulho receber este prédio depois de 16 anos de luta. O nosso doador está recebendo de presente um órgão que vem engrandecer o ato de cidadania que é fazer uma doação de sangue”, comemora.

Dr. Júnior diz ainda ficou mais fácil às pessoas doarem sangue tendo um lugar reservado e dedicado somente a essa tarefa, fazendo referência ao antigo espaço ocupado no HRJL, onde a equipe do órgão atuava. “O nosso doador de sangue vai ter um espaço como ele merece”, frisou. Para o biomédico a antiga estrutura era precária e havia a possibilidade constante de contaminação do material coletado.

Várias autoridades prestigiaram o evento- Foto:AgoraEd

“Conheci o hemocentro quando funcionava no Hospital Regional e a situação era muito precária, hoje temos um dos hemocentros mais modernos do Brasil”, declarou o governador Wilson Martins.

Para o presidente do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí), Antônio Lages, a inauguração do hemocentro é muito importante para região e vai beneficiar principalmente os doadores. A construção do prédio, segundo Lages, foi sensibilizada pela “condição extremamente precária” em que era coletado o sangue no município de Picos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.