CidadeGeral

Hemocentro de Picos espera receber mais de 200 doações de sangue durante campanha

anuncio17 UNIFSA
Hemocentro Regional de Picos
Hemocentro Regional de Picos

Nesta sexta-feira (25) será comemorado em todo o país o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data é uma forma de parabenizar aqueles que já são doadores e incentivar aqueles que ainda não conhecem o trabalho desenvolvido pelos hemocentros espalhados pelo país.

O Hemocentro Regional de Picos deu início na última segunda-feira (21) à Semana do Doador de Sangue. A proposta, segundo o coordenador da unidade, Waldemar Santos Júnior, é evitar a superlotação do hemocentro nos dias 24 e 25, além estender a campanha e possibilitar o aumento no número de doações.

Segundo ele, espera-se que o saldo da campanha resulte em um total de mais de 200 bolsas de sangue. E se depender de iniciativas como a da estudante Lídia Dantas, 21 anos, o objetivo será alcançado com facilidade. “Só alguns minutinhos da sua vida podem salvar a vida de outras pessoas. Vale à pena”, diz.

Doação de sangue
A estudante Lídia Dantas doa sangue pela segunda vez

Lídia faz parte de um novo perfil de doadores: jovem, mulher e com bom nível de instrução. O coordenador da unidade acredita que esse perfil seja fruto do trabalho contínuo de conscientização realizado pelos profissionais do Hemocentro. “Picos nos orgulha. Nunca precisamos adiar uma cirurgia por falta de sangue”, avalia.

O cadastro de doadores fidelizados do Hemocentro Regional de Picos conta atualmente com mais de 10 mil inscritos. Dr. Júnior destaca que a maior dificuldade não é a quantidade de doadores, mas a assiduidade. Ele explica que o sangue doado tem uma validade de trinta dias, com isso, as doações devem ser freqüentes para que o banco esteja sempre atualizado.

Segundo ele, o banco de sangue da unidade é suficiente para atender a necessidade do município, mesmo com a carência momentânea de algum grupo sanguíneo.

Doação de sangue
Hemocentro Regional de Picos

Requisitos básicos para doação de sangue

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

– Resfriado: aguardar 7 dias.
– Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.