ad16
SaúdeTodas as Notícias

Hemocentro de Picos precisa de doações de sangue para manter estoque

Com o fim das festas de final de ano e a chegada do carnaval, as pessoas acabam esquecendo um ato muito importante, a doação de sangue. Apesar do estoque do Hemocentro de Picos estar razoável, a entidade reforça a necessidade de doações.

De acordo com a Assistente Social, Valdenia Leite Barros da Silva, esta época de festividades costuma ter um aumento nas ocorrências de acidentes, por essa razão o Hemocentro de Picos faz um alerta para que a população se sensibilize e doe sangue, pois no período de carnaval as doações chegam a diminuir, dificultado o atendimento nas emergências dos hospitais.

Hemocentro de Picos-Foto: Romário Mendes

A assistente social explica que todos os tipos de sangue são necessários para estar salvado vidas. “Nós necessitamos de todos os tipos de sangue, muitas vezes têm meses que precisamos muito do sangue da classificação sanguínea positiva, outras vezes negativa, mas a necessidade maior é das classificações sanguíneas de fator H negativo”, disse.

Requisito para se tornar um doador de sangue

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte: Grande Picos

LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também