ad16
AutoPECASonline24.pt
Carnaval 2012GeralSaúde

Hemocentro de Picos realiza campanha para doação de sangue

Doação de sangue
Estoque reforçado para o Carnaval - Foto: MM

O Hemocentro Regional de Picos realiza durante toda essa semana a campanha “Hemofolia”. Objetivo é reforçar o estoque de bolsas de sangue para o período de Carnaval.

Durante o feriado prolongado ocorre um aumento na demanda de sangue e, paralelamente, diminuição do número de doadores. Com isso, explica o coordenador do Hemocentro, Waldemar Santos Júnior, a alternativa para manter o banco de sangue atualizado é a realização da campanha de doação que ocorre anualmente na semana pré-carnaval.

“Procuramos reforçar nossos estoques durante datas que envolvem festas e com possibilidade de acidentes”, informa. Segundo ele, espera-se que até a sexta-feira (17) sejam colhidas mais de cem bolsas de sangue.

Durante o período da campanha os doadores recebem uma camiseta confeccionada exclusivamente para o período.

Os doadores devem atender a alguns requisitos e procurar o Hemocentro Regional de Picos, localizado na parte interna do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) entre 7 e 17h. “É um procedimento seguro, não existem riscos”, garante o coordenador.

Requisitos básicos para doação de sangue

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

– Resfriado: aguardar 7 dias.
– Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade