ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Geral

Hemocentro de Picos realizará campanha para doação de sangue

Campanha pretende intensificar o número de doadores Foto: Riachãonet
Campanha pretende intensificar o número de doadores
Foto: Riachãonet

Em comemoração ao dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional de Picos realiza na próxima segunda-feira (25) a campanha para doação de sangue que se estende até o dia 29. A campanha tem por objetivo aumentar o banco de sangue disponível no Hemocentro de Picos que atende a Picos e macrorregião.

Segundo o coordenador de campanha do Hemocentro, Dr. Waldemar Júnior, o sangue é um problema crônico. “Nosso banco de sangue nunca é suficiente se pensarmos que há vários grupos sanguíneos, e que mesmo tendo uma quantidade considerável, há sempre a falta de um grupo de sangue, por isso a necessidade de sempre incentivar a doação de sangue”, disse o coordenador.

Waldemar Júnior ainda informou que normalmente o Hemopi de Picos recebe por mês entre 250 e 300 doadores, mas durante a campanha espera-se que este número aumente para 400 doadores. Para as pessoas que comparecerem ao Hemopi de Picos durante a semana em que ocorre a campanha e realizarem a doação de sangue serão entregues camisetas como brindes e incentivo.

Waldemar Júnior, coordenador de campanha do Hemocentro de Picos - Foto: Jésika Mayara
Waldemar Júnior, coordenador de campanha do Hemocentro de Picos – Foto: Jésika Mayara

O coordenador de campanhas, Dr. Waldemar Júnior, ainda aproveitou a oportunidade para fazer um convite a toda a sociedade picoense. “Convidamos as pessoas que são doadores de sangue, e as que ainda não são para participarem desta grande campanha e conhecerem o serviço que é simples, e ao mesmo tempo ajudar vidas que dependem da sua doação”.

Quem pode doar  

  • Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é  importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue  Os demais critérios são válidos para todos.
  • Quem tem e está com boa saúde;
  • Quem pesa acima de 50 kg;

Quem não pode doar

  • Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
  • Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
  • Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
  • Quem usou ou usa drogas injetáveis;
  • Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
  • Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
  • Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade