DestaquesSaúde

Hemocentro Regional de Picos dobra número de doadores de sangue

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Desde que foi inaugurada, em 2012, a nova estrutura do Hemocentro Regional de Picos dobrou a capacidade de doação de sangue, chegando a receber aproximadamente 15 bolsas por dia, ultrapassando 300 doadores no mês. O centro de coleta abastece os hospitais da macrorregião de Picos, no sertão piauiense. Até então, funcionava no Hospital Regional Justino Luz, de urgência e emergência.

De acordo com o coordenador do Hemocentro Waldemar Santos Junior, quando a equipe realiza campanhas, o número de doadores chega a 400. “A procura aumentou muito. Isso porque, hoje, o doador da região de Picos tem uma das melhores Casas do interior do Nordeste. Quando funcionava no Hospital, o doador dividia espaço com os pacientes da emergência, mas hoje, a realidade é outra”, ressalta.

Doação de sangue
Hemocentro Regional de Picos

Atraído pela campanha Semana do Doador, realizada em novembro para aumentar o estoque, o estudante Hérlesson Herluis Sousa, 18 anos, compareceu ao Hemocentro de Picos pela primeira vez com o propósito solidário. “Eu sempre quis doar, mas não tinha condições. Com a campanha do dia do doador eu me estimulei e vim aqui. A estrutura e o atendimento são ótimos, pretendo voltar. Já me considero um doador fidelizado”, relata o jovem.

Já o morador de Santana, Manoel Pedro de Sales, 48 anos, se deslocou para o município vizinho para doar sangue pela quarta vez. Para ele, um ato solidário que enobrece quem o faz. “Eu acho muito importante para quem recebe e muito mais para quem está doando, porque está ajudando a salvar uma vida. Quem sabe amanhã eu também vou precisar… Eu me sinto confortável. Em questão de dez minutos, desde a entrada até a saída do Hemocentro, eu faço a ação de solidária”, conta.

Para ser um doador basta comparecer ao local, portando um documento com foto. Jovens com idade entre 16 e 17 anos devem estar acompanhado. “Em seguida, a pessoa passa por uma triagem hematológica para saber se tem sangue o suficiente e, depois, vai para avaliação clínica e pronto. É feita a coleta do sangue. De cinco a seis minutos depois, o paciente segue para a sala de recuperação e recebe um lanche. Já o material vai para avaliação e, depois, é distribuído para os hospitais”, explica o técnico em Patologia James Edwilde.

O novo Hemocentro Regional de Picos funciona de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 17 horas, no bairro São José, zona Norte da cidade.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.