ad16
DestaquesGeral

Hemopi de Picos realiza campanha para doação de sangue no carnaval

A exemplo do que ocorre em anos anteriores, o Hemocentro Regional de Picos já intensifica campanhas para a coleta de sangue. Neste período próximo ao carnaval é comum que o número de doadores tenha uma redução. De acordo com o coordenador de campanhas do Hemopi, Waldemar Júnior, o estoque está dentro da média, porém devido à demanda aumentar na folia de carnaval há necessidade de um grande número de bolsas de sangue.

Expectativa é que o número de doadores no período próximo ao carnaval aumente em relação ao ano passado - Foto: Robério Costa/ Portal O Povo
Expectativa é que o número de doadores no período próximo ao carnaval aumente em relação ao ano passado – Foto: Robério Costa/ Portal O Povo

“Neste período diminuem-se as doações, então temos buscado parcerias com as universidades, blocos de carnavais, e campanhas a serem realizadas nos postos de saúde. O sangue tem validade e, além disto, no período da folia é provável a ocorrência de acidente e outras situações que demandem a utilização de sangue”, disse Waldemar Júnior.

Mensalmente o Hemopi de Picos conta com 300 bolsas de sangue. A expectativa é que neste ano o número de doadores aumente em relação ao mesmo período do ano passado. Waldemar Júnior ainda ressaltou a importância de doar sangue, pois são vidas que podem ser salvas.

“É preciso que as pessoas tenham consciência da importância de se tornar um doador de sangue. Felizmente devido às campanhas as pessoas tem mudado este pensamento. Agora próximo do carnaval façamos este ato de amor a vida, e ajudemos alguém precise”, enfatiza o coordenador.

Posterior ao período do carnaval, o Hemopi voltará a realizar campanhas nas cidades da macrorregião de Picos.

DOADORES

Para doar sangue é necessário estar se sentindo bem (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior a doação), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, estar alimentado e apresentar documento oficial com foto. Homem pode doar a cada 2 meses e 4 doações em um ano e mulher pode doar a cada 3 meses e 3 doações ao ano. de Picos.

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade