DestaquesGeralMonsenhor HipólitoMunicípios

Hipolitanos dão adeus ao ex-prefeito Virgílio Bezerra

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Hipolitanos acompanharam a celebração de missa de corpo presente do ex-prefeito de Monsenhor Hipólito Virgílio de Sá Bezerra, na Igreja Matriz de Santana, na manhã de sexta-feira(06) e em seguida saíram em cortejo pela principal rua da cidade até o cemitério Lago da Paz onde o corpo do político conciliador e um dos principais fundadores do município foi enterrado sob os aplausos de parentes e amigos, ao som do hino do município.

Homem de vida pública simples, fiscal de renda da SEFAZ aposentado, Virgílio foi vereador no período de 62 a 66, na época o prefeito da cidade era o seu cunhado Manoel Alves Bezerra(Né Bezerra- pai do médico José Ayrton Bezerra). Já no cargo de vereador Virgílio demonstrou sintonia com a vida pública e descobriu a aptidão de conciliador que o tornaria prefeito em candidatura única no ano 1972.

Ex-prefeito Virgílio Bezerra foi um dos fundadores do Município de Monsenhor Hipólito
Ex-prefeito Virgílio Bezerra foi um dos fundadores do Município de Monsenhor Hipólito

Seu bom relacionamento com situação e oposição foi fundamental para com o apoio de Né Bezerra construir uma candidatura única, levando para a chapa majoritária seu opositor Vitorino Policarpo do Carmo (Vitorino de Tio), tio do atual vice-prefeito de Monsenhor Hipólito Djalma Policarpo. Eleito Virgílio arregaçou as mangas e construiu e implantou uma das maiores obras daquela época, a Unidade Escolar Padre Cícero Romão Batista que conta quase 4 décadas de sucesso, contribuindo para a formação e preparação de centenas de jovens que hoje despontam como profissionais renomados na mais diversas áreas do conhecimento.

Além da estruturação da cidade, com a instalação do sistema de telefonia e outras obras importantes que foram construídas na gestão de Virgílio e Vitorino de Tio Zinguera ficou o legado para a história do município como o político conciliador, um grande estadista. A notoriedade de Virgílio Bezerra se confirmou com o bom diálogo entre todos os partidos tratando as famílias  com o mesmo princípio de igualdade, imprimindo uma marca própria de político conciliador numa cidade que pelas suas peculiaridades ostentava disputa entre os “Bezerras e Tios Zinguera”.

O atual vice-prefeito de Monsenhor Hipólito Djalma Policarpo, sobrinho de Vitorino de Tio que na época exerceu o cargo de vice-prefeito na gestão com Virgílio Bezerra disse que o ex-prefeito era um homem conciliador e de uma visão de futuro. “ Ele foi um homem simples e conciliador , na época ele conseguiu conciliar todas as famílias e ser eleito em chapa única. Ele criou a Unidade Escolar padre Cícero Romão Batista, escola onde tive o privilégio de estudar e que muito contribuiu para a minha formação. Ele era um estadista e sempre se preocupou com a sua cidade e com o seu povo”, disse Djalma Policarpo.

Djalma Policarpo
Djalma Policarpo

O deputado estadual Tadeu Maia lembrou a ocorrência triste do ano de 2013 para a família Bezerra de Monsenhor Hipólito que em curto espaço de tempo perdeu dona Sinhazinha mãe do ex-prefeito José Ayrton, bem como, Meton Bezerra uma grande liderança política e agora o ex-prefeito Virgílio, ambos irmãos que mantinham a tradição política do município e construiu uma história de trabalho e atenção, cuidando do povo de Monsenhor Hipólito.“ Esse ano foi  muito triste para o povo de Monsenhor Hipólito que perdeu três irmãos e filhos ilustres, deixando um legado de pessoas públicas que lutaram em prol do município de Monsenhor Hipólito”, disse Tadeu Maia.

Deputado Tadeu Maia
Deputado Tadeu Maia

O prefeito de Picos Kléber Eulálio emitiu nota de pesar na imprensa picoense pelo falecimento do estadista Virgílio Bezerra, destacando a vida simples e honrada do ex-prefeito de Monsenhor Hipólito.

Prefeito Kleber Eulálio-Foto: Gelimar Moura
Prefeito Kleber Eulálio-Foto: Gelimar Moura

O fiscal de Rendas Virgílio de Sá Bezerra foi casado com a primeira professora formada do município de Monsenhor Hipólito Rosa Gonçalves de Moura, com quem teve 06 filhos: o médico pediatra José Virgílio; o médico cirurgião Hercílio Bezerra; o médico veterinário Edson Bezerra; o médico ginecologista Zenon Bezerra e o bioquímico Newton Bezerra.  Ele também teve um filho fora do matrimônio, Francisco de Assis Pinheiro (Chico Lora), registrado e que se somam aos demais irmãos.  Após ter ficado viúvo casou-se pela segunda vez, agora com a contadora e funcionária da SEFAZ também aposentada Maria do Socorro Fortes Sales Bezerra com quem convivia na capital do Estado. Virgílio completaria 90 anos no dia 26 de janeiro de 2014, mas em decorrência de uma AVC não resistiu ao tratamento e faleceu no dia 05 de setembro de 2013, na capital do Estado onde mora com a esposa e mais dois filhos adotados.

Cortejo do ex-prefeito Virgílio Bezerra
Cortejo do ex-prefeito Virgílio Bezerra
Missa em homenagem a Virgilio Bezerra
Missa em homenagem a Virgilio Bezerra
Missa em homenagem a Virgilio Bezerra
Missa em homenagem a Virgilio Bezerra
Missa em homenagem a Virgilio Bezerra
Missa em homenagem a Virgilio Bezerra

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.