ad16
DestaquesPio IXTodas as Notícias

Homem de Pio IX adapta motor de carro para ser movido a água

O carro que teve o motor adaptado pelo piononense é um Chevrolet Corsa Classic, ano 2010.

Em tempos de alta no preço da gasolina, um morador do município de Pio IX resolveu acionar o modo “jeitinho brasileiro” e criou um dispositivo que permite que seu carro seja movido a água. As informações são do Portal É Notícias .

O piononense contou que o sistema foi feito todo de forma artesanal e para isso ele utilizou apenas acrílico e uma chapa inox.

O carro que teve o motor adaptado pelo piononense é um Chevrolet Corsa Classic, ano 2010.

“Esse sistema pode ser adaptado em todo veículo. No meu ‘tô’ economizando 35%, antes meu carro fazia 11km com um litro de gasolina, hoje ‘tá’ fazendo 17.5km, com ar condicionado ligado e a mais de 100km/h”, explicou.

O que diz a legislação sobre a adaptação

O inventor de Pio IX pediu para não ter seu nome divulgado, pois ele não sabe ainda se a adaptação do motor de seu carro é permitida no Brasil.

Não vacinados e arrependidos 

Ludhmila Hajjar, médica intensivista e cardiologista, já havia declarado que os pacientes com covid-19 nas UTIs são aqueles que não tomaram a vacina contra a doença. Ela ainda chamou atenção para o alto número de profissionais de saúde infectados na nova onda de casos, em decorrência da variante Ômicron.

“As UTIs estão atualmente só com casos de covid entre os não vacinados. Os imunizados dificilmente passam do atendimento ambulatorial”, relatou a médica em entrevista ao jornal O Globo.

Enquanto pessoas imunizadas contra a covid-19 têm forma leves da doença, os não-vacinados, por outro lado, podem sentir o impacto de forma mais intensa. “A variável mais expressiva em relação ao perfil da doença, tem sido, definitivamente, o não vacinado.”

“Como intensivista, tenho visto cada vez mais pacientes internados arrependidos de não terem sido vacinados. Eles chegam com a forma grave da doença, se arrependem, porém, já é tarde.”

Em março de 2021, Ludhmila foi cotada para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Eduardo Pazuello. A médica, no entanto, recusou o convite do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Portal É Notícias fez uma rápida busca na internet e averiguou que de fato, a legislação brasileira não permite a adaptação e nem a comercialização deste tipo de dispositivo “alegando falta de segurança e risco de explosão”.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a Resolução 292/2008 só autoriza a alteração da matriz de combustível de motores de automóveis, com a exigência de um Certificado de Segurança Veicular expedido por instituição técnica licenciada. 

No entanto, cada vez mais viralizam vídeos no YouTube e TikTok com veículos movidos a água. Os vídeos possuem milhões de visualizações e muitos deles explicam através de tutoriais a forma de realizar o procedimento.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade