Homem se higieniza com álcool, acende cigarro e acaba com 25% do corpo queimado no Piauí
O homem disse que não sabia que ato poderia ser nocivo.
Um acidente inusitado foi registrado no município de Oeiras, no Piauí. Um casal acabou sofrendo queimaduras pelo corpo depois de se higienizar com álcool 70% e, posteriormente, acender um cigarro. O homem disse que não sabia que ato poderia ser nocivo. As informações são do UOL.
Aécio Lourenço de Melo, de 35 anos, sofreu queimaduras de segundo grau e teve 25% do corpo queimado — rosto, abdômen, braços e pernas. Já Flaviane da Silva Rodrigues de Melo, de 37, teve a mão e parte da perna direita queimadas. O acidente foi registrado nesta segunda-feira (05).
De acordo com informações da Polícia Militar, o caso foi socorrido e levado a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Oeiras. Em situação mais delicada, o homem foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina, a 280 km da cidade. Depois de receber atendimento, a mulher recebeu alta. Nenhum deles corre risco de morrer.
Segundo o UOL, a mulher contou à polícia que ela e o companheiro haviam usado um borrifador de álcool 70% para higienizar as mãos. Quando Flaviane ainda estava com o objeto em mãos, Aécio acendeu o cigarro.
Segundo a esposa de Aécio, ele acabou com o rosto queimado porque ela tentou tirar a camisa do marido que estava em chamas.
O álcool 70% tem sido utilizado de forma cotidiana depois do avanço da pandemia do novo coronavírus no país. O produto mata o vírus, mas pode ser altamente inflamado caso não seja bem manuseado.
Ao UOL, João Baptista Gomes dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, ressaltou que queimaduras graves nas mãos podem causar sequelas funcionais muito graves.
“A mão é mais suscetível ao traumatismo por queimadura, porque geralmente está mais próxima do agente causador ou porque é utilizada pelas vítimas na tentativa de se proteger no momento do acidente”, explica.
Santos ressalta que é preciso seguir higienizando as mãos, mas lembra que quando se está em casa o mais indicado é o uso de água e sabão.
Fonte: Yahoo Notícias