ad16
GeralSaúde

Hospital do Trauma de Berlim demonstra interesse em atuar no Piauí

Encontro do Governador Wilson Martins e a delegação alemã

Durante visita à residência oficial do governador Wilson Martins, na manhã desta sexta-feira (5), a delegação do Hospital do Trauma de Berlim UKB ratificou o seu interesse em atuar mais intensamente na melhoria da saúde pública do Piauí. Apesar de manter contato com instituições do Estado desde o ano de 2009, membros do maior hospital de traumas e reabilitação da Alemanha estão negociando novos acordos com o Governo do Piauí para a transferência e adaptação de tecnologia para a melhoria do tratamento de traumas e processos de reabilitação no Estado.

Segundo Uwe Weibrecht, membro da delegação do Hospital de Trauma de Berlim UKB, a visita tem o intuito de fortalecer as parcerias na área da saúde, com a transferência de tecnologia, informações, troca de profissionais e apoio nos demais segmentos. “Estamos dispostos a apoiar o trabalho aqui no Piauí, gerando um aprendizado, um intercâmbio entre os médicos da Alemanha e do Estado. É importante fazer desse processo uma construção entre os parceiros, que vão entender um pouco do funcionamento do hospital de traumas e do tratamento utilizado nesta área”, explica.

Wilson Martins recordou o tempo em que esteve na Alemanha para a realização de um curso de neurocirurgia, bem como da admiração que tem pelo trabalho executado na Medicina daquele país. “Fico contente pelo interesse do instituto quando da resolução de questões que são importantes para o Estado, como a questão da reabilitação e a melhoria da saúde pública”, ressalta o governador, ao comentar que a manutenção dos doutores do UKB para o Estado deve ser subsidiada através de parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), com a concessão de bolsas de pesquisa.

A delegação que visitou o governador é composta por seis pessoas, os quais são integrantes da maior asseguradora de acidentes da Alemanha, com cobertura para quase 90% da população daquele país. Essa seguradora mantém uma rede de hospitais de trauma de alta tecnologia, sendo referência para a formação acadêmica dos estudantes. É válido ressaltar que no Hospital do Trauma de Berlim todos os processos são digitalizados, a exemplo do diagnóstico e do prontuário.

Após a realização dos acordos de cooperação entre o hospital e instituições do Piauí, foi liberado um profissional altamente qualificado pertencente aos quadros do hospital para ficar no Estado, servindo como uma espécie de embaixador do UKB, responsável pela transferência e adaptação de conhecimento para os profissionais locais, em hospitais de Picos e Teresina. A presença dele também foi uma forma de incentivar a realização de especializações e pós-graduações na área de trauma no Piauí.

Presentes na capital desde a última quinta-feira (4), após visitarem alguns hospitais em Picos e Teresina, a delegação reconheceu a evolução nas instalações, atendimentos e na pesquisa feita no Piauí em relação ao tratamento de traumas e reabilitações. Participaram da reunião na residência oficial, membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (Facime) e do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade