ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Hospital Regional de Picos alerta para riscos na divulgação de Fake News

Nesse momento, a população deve redobrar os cuidados tanto para não acreditar em mentiras quanto para não repassá-las sem a devida checagem nos órgãos oficiais ou veículos de imprensa confiáveis.

Diante da pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social, é notável o aumento no índice das notícias falsas, em especial no setor de saúde, um dos mais afetados. Nesse momento, a população deve redobrar os cuidados tanto para não acreditar em mentiras quanto para não repassá-las sem a devida checagem nos órgãos oficiais ou veículos de imprensa confiáveis.

Em Picos não é diferente. O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), referência na região centro – sul do Estado, vem sendo alvo de falsas notícias, as chamadas FAKE NEWS, que espalham mentiras e dificultam a divulgação de informações e orientações verdadeiras pelas autoridades à população.  Diante da situação, a assessoria jurídica do HJRL está reforçando os cuidados e alertando a população para os riscos da divulgação de notícias falsas envolvendo o hospital.

Segundo o assessor jurídico do HRJL, Auderir Martins, os responsáveis por divulgar e/ou compartilhar falsas notícias poderão ser penalizados de acordo com o artigo 41 da Lei das Contravenções Penais.

“A autoridade policial competente será comunicada sobre toda e qualquer notícia falsa  envolvendo o combate ao COVID-19 no HRJL, sendo que os responsáveis poderão incidir na penalidade prevista no artigo 41 da Lei das Contravenções Penais, haja vista a potencialidade de referidas falsas notícias (fake news) causarem pânico ou tumulto junto à sociedade”, pontua o assessor jurídico.

Ele também ressalta que “por ser referência para internação clínica de pacientes infectados pelo novo Coronavírus, o HRJL passará a enviar boletim diário sobre os casos suspeitos e confirmados que derem entrada no HRJL, de forma transparente, evitando informações falsas”.

O Justino Luz vem trabalhando no combate a COVID-19 com estruturação dos leitos de isolamento e treinamento das equipes que estão atuando na linha de frente e conta com o apoio da população para conter a disseminação de notícias inverídicas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui