ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Hospital Regional de Picos é referência na recuperação de pacientes com Covid-19

A emoção de vencer a covid desta vez foi do seu Manoel de Araújo Oliveira (85 anos) e sua família. Após 13 dias internado na enfermaria covid do Hospital Regional Justino Luz, ele se recuperou da doença. “Foi uma alta com muita emoção”, como relatou a equipe de enfermagem, que destacou que todos os dias ele pedia para fazer chamada de vídeo, porque queria ver a família.

Apesar de possuir comorbidades, como hipertensão e ter o histórico de três pneumonias, seu Manoel foi sempre cooperativo com o tratamento.
A despedida do seu Manoel, que é da vizinha cidade Dom Expedito Lopes, foi comemorada e o deixou emocionado. “Vou ficar com saudades de todo mundo que cuidou de mim. Obrigado!”. Relatou o paciente.

Manoel de Araújo Oliveira (85 anos)

Até o momento, o Justino Luz registrou 27 altas de pacientes infectados pelo novo coronavírus que estiveram internados para tratamento da doença.
“O sucesso na recuperação de pacientes que passaram pelo HRJL com covid se deve à estruturação do hospital, bem como do protocolo de tratamento”, explica a coordenadora da UTI covid, Nara Laís. “Graças a Deus, até o momento não tivemos um pico de casos e isso se deve ao isolamento social, um sinal de que está funcionando”, disse a médica.

Segundo Nara, na UTI a maioria dos pacientes que passaram não eram de Picos, mas da macrorregião e esses, explica, já estavam, no mínimo, com oito dias de sintomas. “Temos os pontos positivos, como a estrutura do hospital que facilita o tratamento e as medicações”, avalia.

No mês de maio, 34 pessoas infectadas pelo novo coronavírus deram entrada no HRJL, sendo que 2,97% representam os óbitos por complicações causadas pela covid. Nesse período, houve internação na UTI covid em apenas quatro leitos. A quantidade de pacientes com alta médica para continuar o tratamento em domicílio representa 28,38% dos casos e apenas 1,65% segue em internação.

O diretor clínico do Justino Luz, o médico neurologista Tércio Luz Barbosa, avalia os resultados nessa primeira etapa da doença e destaca que, seguindo os fluxos e protocolos e experiências do Brasil e outros países, além da capacitação dos profissionais, os resultados vêm dando certo. “Conseguimos fornecer a assistência desde os casos moderados até os casos mais críticos, com suporte intensivo necessário. O resultado é o sucesso no enfrentamento da pandemia, expresso nas 27 altas hospitalares em menos de 30 dias”, diz Tércio Luz.

O governo do Estado, através da SESAPI e FEPISERH, trabalha no enfrentamento ao novo coronavírus, investindo na estruturação dos hospitais do estado com o objetivo de garantir o tratamento necessário da covid e a recuperação dos pacientes.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui