CidadeSaúde

Hospital Regional de Picos garante escala médica 24h, mas ainda enfrenta desafios

anuncio17 UNIFSA
HRJL terá leitos para para tratamento de usuários de Álcool e Drogas e Transtorno Mental.
HRJL em Picos

O diretor Clínicio do Hospital Regional Justino Luz, médico cardiologista Raimundo Reis informou que a meta da nova gestão do HRJL era humanizar o atendimento à saúde e garantir a funcionalidade da escala médica 24h, desafios já superados pela equipe.

Com o objetivo de melhorar o pronto atendimento  emergencial do hospital foi elaborada uma escala  de 24 horas com clínicas básicas de assistência médica, contendo um clínico geral, um pediatra, um obstetra, um cirurgião e um anestesista.  A equipe contempla  as necessidades emergênciais de  pacientes com  risco eminente de morte ou pelo menos com urgência clínica, garantindo em torno de 90% de cobertura.

Segundo Raimundo Reis as  dificuldades surgem muitas vezes diante da demanda por atendimentos que poderiam  ser realizados em outras unidades de saúde já que o Regional era para atender apenas os casos de urgência e emergência, mas   termina ocupando os médicos com casos menos graves que poderiam ser feitos pelo próprio PSF de algumas cidades, mas que  terminam aportando no Regional.

“Muitas vezes a equipe está na escala e de repente surge a necessidade de se fazer intervenções cirúrgicas de forma emergêncial, momento em que também chega várias ocorrências, muitas delas com problemas que poderiam ser resolvidos em outros locais e terminam sobrecarregando o Regional ” , disse Raimundo Reis.

Ele ainda acrescenta que poucos hospitais do Piauí tem essa escala tão bem coberta como a do Hospital Regional. O problema é que Picos recebe pacientes de  toda macrorregião, causando uma demanda muito grande ao sistema o que consequentemente acarretaria a necessidade de se ter o dobro dos profissionais que o HRJL conta atualmente.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.