

Picos sedia nesta sexta-feira (10) a I Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – I CONSOCIAL. Evento é realizado no Centro de Treinamento Diocenano – CTD e tem objetivo de encontrar alternativas para tornar cada vez mais transparentes e acessíveis as contas públicas dos municípios através de um processo coletivo.
Conforme explica Evilásio Luz, Controlador Geral do Município de Picos e Presidente da Comissão Organizadora, “a conferência busca encontrar meios para que a sociedade civil organizada participe da gestão das contas públicas, acompanhando os gastos e exercendo o seu papel de controle social”.

Representantes de entidades de 57 municípios da região de Picos estão participando da conferência. O interesse popular em debater a questão da transparência na gestão dos recursos públicos é peça fundamental do evento, afirma Nega Mazé, coordenadora da União das Mulheres Piauienses (UMP) – Núcleo de Picos. “É a sociedade que vai cobrar dos gestores a transparência na aplicação dos recursos”, ressalta.
Nega Mazé e Evilásio Luz foram claros ao afirmar que uma das principais maneiras da sociedade fiscalizar o destino do dinheiro público seria através da criação de um portal da transparência similar ao da União. Segundo Evilásio, todos os municípios já são obrigados a terem essa ferramenta de controle social, porém assim muitos ainda não se adequaram, como é o caso de Picos.
Ao longo da tarde o público presente irá propor e discutir novos canais para participação da sociedade na administração pública. As propostas que saírem nesta etapa serão apresentadas na Conferencia Estadual marcada para os dias 12 e 13 de abril de 2012, em Teresina, e que por sua vez será uma etapa preparatória para a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.