ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralTodas as Notícias

I Fórum de Câncer de Mama e Câncer de Próstata é realizado com sucesso

Com o objetivo de divulgar a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, incentivar a realização do exame de mamografia e do exame de toque retal para detecção precoce da doença e redução da mortalidade, a secretaria municipal de saúde, por meio da através da Coordenação Municipal de Atenção a Saúde da Mulher realizou na tarde desta segunda – feira, 11, o I Fórum de Câncer de Mama e Câncer de Próstata.

I Fórum de Câncer de Mama e Câncer de Próstata-Foto: Marcos Valério
I Fórum de Câncer de Mama e Câncer de Próstata-Foto: Marcos Valério

O evento foi direcionado aos médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da estratégia de saúde da família – ESF. A ação aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos. A gestora da pasta, Ana Eulálio, deu as boas vindas aos profissionais de saúde e destacou que o evento faz parte das atividades do Outubro Rosa e do Novembro Azul.

Público presente no evento-Foto: Marcos Valério
Público presente no evento-Foto: Marcos Valério

“Dois momentos que intensificam uma ação institucional na luta contra o câncer de mama, especificamente referidos ao outubro rosa e a prevenção e o controle do câncer de próstata, referido ao novembro azul, são dois momentos no calendário em que as instituições públicas de saúde elas precisam fortalecer suas ações no sentido de sensibilizar e informar a população, ou seja, desenvolver ações de educações em saúde” ressaltou a secretaria municipal de saúde, Drª Ana Eulálio.

Secretária de Saúde, Ana Eulálio-Foto: Marcos Valério
Secretária de Saúde, Ana Eulálio-Foto: Marcos Valério

A palestra “Câncer De Mama: O Que devemos saber para prevenção e diagnostico” foi proferida pelo presidente da Sociedade de Mastologia do Piauí, Drº Lívio Portela. De acordo com o medico mastologista, as estimativas para esse ano contam que cinquenta e sete mil mulheres serão acometidas pelo câncer de mama.

“O câncer de mama é uma neoplasia maligna que acomete a glândula mamaria, ele não tem uma forma direta de prevenção, que na realidade agente ainda não conhece o que causa o câncer de mama, o que agente tem hoje como arma é poder fazer o diagnostico no inicio, que agente chama de diagnostico precoce, que seria a prevenção segundaria, dessa forma agente consegue fazer através de uma exame anual, as mulheres acima de 40 anos de idade, associado a um exame de mamografia anualmente, é dessa forma que agente consegue diagnosticar no inicio o câncer de mama”, frisou Livio Portela, medico mastologista.

Livio Portela, medico mastologista-Foto: Marcos Valério
Livio Portela, medico mastologista-Foto: Marcos Valério

A medica radiologista, Drª Saara Jane,  a médica Drª. Larissa Macedo e o medico mastologista, Drº Lívio Portela participaram de uma mesa redonda. Durante sua palestra o medico urologista, Drº Edvar ressaltou que hoje o câncer de próstata é uma epidemia. “Agente precisa realmente de uma campanha forte, não apenas em novembro, novembro é som uma campanha de impacto, mas nos precisamos, semanalmente, mensalmente e anualmente fazer essa campanha para que possamos conscientizar a população masculina de que nos estamos morrendo e morrendo por uma doença mesmo que não possa ser prevenida, mas ela pode ser diagnosticada precocemente quando isso ocorre, com certeza 90% dos homens sobreviverão ilesos”, frisou.

Finalizando o evento a  nutricionista esportiva e estética, Tayse Costa, falou sobre  como a dieta pode interferir na prevenção e no tratamento do câncer.

Ascom SMS.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade