Iata Rodrigues solicita criação da Agência DPVAT em Picos
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos dessa quinta-feira (10), o Presidente da CMP, Iata Rodrigues (PSB) apresentou requerimento solicitando do Governo do Estado, através do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, a criação de uma Agência DPVAT em Picos.
O Seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não foi criado em 1974 para amparar as vítimas de acidentes com veículos em todo território nacional, não importando de quem seja a culpa. Trata-se de um seguro eminentemente social.
De acordo com o parlamentar, a criação de uma agência desse tipo em Picos vai facilitar o acesso dos beneficiários ao seguro obrigatório. “Geralmente nas grandes capitais existe uma agência direta onde o cidadão, por falecimento de alguém da família, com a carta do DPVAT vai receber o seguro de acordo com a situação”.
Segundo ele, a Agência DPVAT pode ser instalada no Espaço da Cidadania. “Que o governo possa montar, quem sabe no Espaço da Cidadania, uma agência onde o cidadão que tenha direito ao seguro obrigatório não mais tenha que pagar um profissional pra ter direito ao que é seu. É um requerimento que pode ser muito bem aplicado aqui em nossa cidade”, finalizou.
Estão cobertos pelo Seguro DPVAT todos os cidadãos, em qualquer parte do Brasil, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres. O Seguro DPVAT oferece três tipos de coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares comprovadas (DAMS).
Fonte: Ascom CMP