Geral

Idosos participam de projeto com foco na geração de renda

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]A Cáritas Diocesana de Picos realizou na manhã desta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Picos, o encerramento das atividades do projeto “A Terceira Idade em Potencial”.

Um seminário tratando de questões ligadas à geração de renda e meio ambiente atraiu a atenção de uma plateia formada por olhares experientes. Entre os convidados, representantes de diversos segmentos da sociedade, além do grupo de senhoras que há mais de cinco anos é acompanhado pela instituição e executou as atividades propostas no projeto.

As cerca de 30 idosas que participaram agora colhem os frutos da iniciativa.

“A gente se diverte, aprende o que não sabia e [faz] coisas que na mocidade não teve oportunidade, como bordar, pintar e aplicar desenhos”, diz a aposentada Maria José Vieira, de 71 anos. Ela destaca ainda os benefícios à autoestima proporcionados pela reunião semanal do grupo: “Qualquer coisinha e estão todas rindo, todas satisfeitas e alegres. É uma beleza!”, diz ela.

Olhares atentos e empolgados - Foto: Romário Mendes
Olhares atentos e empolgados – Foto: Romário Mendes

A feira com os produtos confeccionados pelo grupo de senhoras foi montada na parte interna da Câmara Municipal de Picos e atraiu olhares de pessoas encantadas com o trabalho das idosas. Um detalhe especial é a produção de sacolas ecológicas produzidas em tecido como alternativa sustentável às sacolas plásticas que ainda dominam o comércio brasileiro.

“É louvável se repensar a questão do consumo, a produção de lixo, uma vez que o nosso planeta possui recursos esgotáveis e nossa capacidade de suporte da produção de lixo é limitada.  A gente precisa repensar essa nossa forma de consumo”, pontua Glácia Lopes, uma das palestrantes do seminário.

Seminário discute meio ambiente e geração de renda - Foto: Romário Mendes
Seminário discute meio ambiente e geração de renda – Foto: Romário Mendes

Segundo Socorro Fortaleza, voluntária da Cáritas que vem acompanhando de perto o grupo de senhoras da Cáritas Diocesana, destaca que o maior benefício para as idosas está relacionado à autoestima. Os momentos de mística e espiritualidade se tornam momentos para clarear e tornar as semanas mais leves.

Sobre a geração de renda proporcionada pela comercialização dos produtos confeccionados artesanalmente pelo grupo, “uma lojinha permanente deve ser aberta em breve para que a produção seja vendida ou encomenda por interessados”, enfatiza Socorro Fortaleza.

O projeto “A Terceira Idade em Potencial” é uma realização da Cáritas Diocesana de Picos com recursos da Cáritas Brasileira através do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.