ad16
Geral

Idosos participam de projeto com foco na geração de renda

[ad#336×280]A Cáritas Diocesana de Picos realizou na manhã desta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Picos, o encerramento das atividades do projeto “A Terceira Idade em Potencial”.

Um seminário tratando de questões ligadas à geração de renda e meio ambiente atraiu a atenção de uma plateia formada por olhares experientes. Entre os convidados, representantes de diversos segmentos da sociedade, além do grupo de senhoras que há mais de cinco anos é acompanhado pela instituição e executou as atividades propostas no projeto.

As cerca de 30 idosas que participaram agora colhem os frutos da iniciativa.

“A gente se diverte, aprende o que não sabia e [faz] coisas que na mocidade não teve oportunidade, como bordar, pintar e aplicar desenhos”, diz a aposentada Maria José Vieira, de 71 anos. Ela destaca ainda os benefícios à autoestima proporcionados pela reunião semanal do grupo: “Qualquer coisinha e estão todas rindo, todas satisfeitas e alegres. É uma beleza!”, diz ela.

Olhares atentos e empolgados - Foto: Romário Mendes
Olhares atentos e empolgados – Foto: Romário Mendes

A feira com os produtos confeccionados pelo grupo de senhoras foi montada na parte interna da Câmara Municipal de Picos e atraiu olhares de pessoas encantadas com o trabalho das idosas. Um detalhe especial é a produção de sacolas ecológicas produzidas em tecido como alternativa sustentável às sacolas plásticas que ainda dominam o comércio brasileiro.

“É louvável se repensar a questão do consumo, a produção de lixo, uma vez que o nosso planeta possui recursos esgotáveis e nossa capacidade de suporte da produção de lixo é limitada.  A gente precisa repensar essa nossa forma de consumo”, pontua Glácia Lopes, uma das palestrantes do seminário.

Seminário discute meio ambiente e geração de renda - Foto: Romário Mendes
Seminário discute meio ambiente e geração de renda – Foto: Romário Mendes

Segundo Socorro Fortaleza, voluntária da Cáritas que vem acompanhando de perto o grupo de senhoras da Cáritas Diocesana, destaca que o maior benefício para as idosas está relacionado à autoestima. Os momentos de mística e espiritualidade se tornam momentos para clarear e tornar as semanas mais leves.

Sobre a geração de renda proporcionada pela comercialização dos produtos confeccionados artesanalmente pelo grupo, “uma lojinha permanente deve ser aberta em breve para que a produção seja vendida ou encomenda por interessados”, enfatiza Socorro Fortaleza.

O projeto “A Terceira Idade em Potencial” é uma realização da Cáritas Diocesana de Picos com recursos da Cáritas Brasileira através do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade