ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Idosos voltam enxergar após cirurgias do Olhar Bem realizado na UESPI

O programa Olhar Bem teve início na manhã, desta sexta-feira (04), no município de Picos, realizando consultas oftalmológicas, diagnósticos e cirurgias de cataratas, atendendo idosos de mais de 60 anos de idade, moradores de 72 municípios dos  territórios do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé, na região Centro Sul do Estado do Piauí.

IMG_3602

Centenas de idosos chegaram cedo à Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Picos, movidos pela esperança terem a visão restabelecida, a após os procedimentos de o programa Olhar Bem, promovido pelo governo federal, governo do estado e município de Picos que assumiu a posição e demanda e execução do Programa.

IMG_3614

Logo após a triagem  e realização de exames com diagnósticos da catarata, os pacientes são encaminhados ao centro cirúrgico para os procedimentos. Em questão de minutos eles retornam afirmando que melhorou a visão e agora estão enxergando, o que antes,  era apenas  “vultos” como eles definem.

Joana

Joana Eliza do Nascimento, de 64 anos, residente em Lagoa do Sítio, na região de Valença,  foi a primeira paciente,  a passar por cirurgia de catarata  primeira paciente a deixar o centro cirúrgico. “Eu estou muito feliz , foi  aquele pai que colocou essa equipe em minha vida . Eu estava com seis anos, sem enxergar desse olho e agora estou vendo tudo. Estou muito feliz , só deus pode pagar a esse povo maravilhoso”, disse a idosa emocionada.

IMG_3619

Cerca 5 mil pacientes serão atendidos e  1.800 passarão por  cirurgias de catarata,  nesse período  de 04 a 10 de dezembro. O secretário municipal de Saúde de Picos, José Venâncio, ( o Dudé do PT), acompanhou os procedimentos, durante toda manhã, em companhia do diretor da UESPI de Picos, professor Evandro Alberto  e da enfermeira Conceição Portela.  Ele ressaltou que o programa é realizado graças as  parcerias do estado , governo federal e do município.   “ Graças as esses esforços muitas pessoas voltaram a enxergar na cidade de Picos e nos municípios da região,”  disse o  secretário.

Dudé

O diretor da UESPI, professor  Evandro Alberto ressaltou a importância de a  Universidade Estadual do Piauí abrigar, o programa Olhar Bem, afirmando que a UESPI é do povo, e por ser pública tem a missão de servir  e servir bem. “ Estamos felizes em abrigar essa estrutura e ver que muitas pessoas voltaram a enxergar , graças a esse programa. São pessoas, idosas e carentes que precisam desse braço assistencial “ , disse o diretor.

IMG_3631

Os trabalhos para atender idosos de 72 municípios, com consultas e cirurgias de cataratas, são realizados por uma equipe do HCOE da Bahia e conta com uma  equipe de dez oftalmologistas, um anestesista e trinta enfermeiros e auxiliares de enfermagem, envolvidos na ação direta do Programa Olhar Bem.

IMG_3617 IMG_3610 IMG_3585 IMG_3606

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também