EducaçãoTodas as Notícias

IFPI de Picos vai sediar Global Game Jam 2018

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) irá sediar, pelo quinto ano consecutivo, a etapa piauiense do Global Game Jam. Este é o maior evento de criação de jogos do mundo e acontecerá de 26 a 28 de janeiro, simultaneamente, em diversos países. E mais uma vez o Piauí terá duas sedes oficiais: os campi Teresina Central e Picos do IFPI.

Durante 48 horas, profissionais e estudantes de tecnologia, além de artistas, músicos, designers, e outros interessados em desenvolvimento de jogos estarão reunidos para produzir, em grupos, um jogo a partir de um tema fornecido no início do evento. Em Teresina, a coordenação do evento é do professor Marcelino Almeida. Já em Picos, o professor Jader Abreu é o responsável por coordenar o Global Game Jam.

De acordo com Marcelino Almeida, o evento é utilizado mundialmente pelas grandes empresas do segmento como instrumento para descobrir tendências e profissionais com portfólios interessantes. “Segundo os dados disponíveis da última edição do Global Game Jam, o evento mobilizou milhares equipes em 700 diferentes locais, distribuídos por 95 países, que em apenas um fim de semana criaram mais de 7000 novos games. Vale ressaltar que o Global Game Jam estimula a cooperação entre equipes e não competição”, relata Marcelino.

Para Jáder Abreu o evento é uma oportunidade para que qualquer pessoa possa aprender a desenvolver jogos e uma porta de entrada para essa indústria que movimenta cerca de 108 bilhões de dólares por ano.

A lista de patrocinadores do Global Game Jam conta com empresas como Facebook, Intel, Unreal, Amazon, Unity, entre outras multinacionais e empresas locais.

Confira as páginas eletrônicas das duas sedes:

Teresina:  http://labiras.cc/ggj2018/
Picos: https://picosgamejam.com/

LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também