ad16
GeralMonsenhor HipólitoMunicípios

II Festa dos Batonzeiros encerra festividades dos 61 anos de Monsenhor Hipólito

O prefeito Dr. Zenon de Moura Bezerra, disse que a festa já faz parte da programação do aniversario de emancipação política do município.

Na noite da última sexta-feira, 27 de julho, a Gestão do Prefeito Municipal Dr. Zenon de Moura Bezerra, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Coordenador Estadual do DNOCS no Piauí, Dr. Djalma Policarpo, realizou a II Festa dos Batonzeiros, que visa homenagear e reconhecer o trabalho desses profissionais que tem contribuído de forma significativa para o comércio e desenvolvimento do município de Monsenhor Hipólito.

Uma multidão de pessoas e várias autoridades municipais e estaduais prestigiaram a segunda edição do evento em alusão ao Dia Municipal do Batonzeiro, instituído pela Lei Municipal Nº 256, de 23 de agosto de 2016, e que marca o encerramento das festividades alusivas aos 61 anos de emancipação politica de Monsenhor Hipólito.

Uma grande estrutura de palco, som e luzes foi montada para a realização da festa, que contou com shows de Any Barbie (ex-vocalista da Desejo de Menina, hipolitana e principal atração da noite), Darlan Alves, Paulo de Tássio (também natural de Monsenhor Hipólito) e Andrezinho de Ouro.

Autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal do Batonzeiro, o ex-vereador, Dr. Diógenes Bezerra Policarpo, disse que essa festa é uma forma de homenagear esses comerciantes que movimentam a vida econômica do município. “Quando tive a iniciativa de aprovar esse dia, foi para prestigiar, incentivar e homenagear esses trabalhadores, esses guerreiros que se deslocam aqui de Monsenhor Hipólito para todos os estados do Nordeste e Norte do País, para sustentar dignamente suas famílias. Isso me motivou muito, porque são todos meus amigos, são pessoas que tenho uma grande estima e consideração, é por isso que hoje é realizado o encerramento dos festejos com essa festa. Pois todos são conhecedores da importância do batonzeiro e o trabalho que eles fazem por nossa terra”.

Dr. Diógenes Policarpo, ex-vereador do município.

O Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) no Piauí, Dr. Djalma Policarpo, se comprometeu a ajudar na realização dessa festa nos próximos anos. “Vocês Batonzeiros, que andam por todos os cantos do Nordeste e do Brasil, que trazem recursos financeiros através desse trabalho duro, árduo, fazem a economia do nosso município acontecer. Quero dizer a vocês, que me comprometo em ajudar todos os anos na realização dessa festa belíssima, que está em sua segunda edição. Trouxemos grandes atrações para o povo hipolitano, que merece essa festa. Que Deus abençoe a cada batonzeiro, a quem dedicamos esse dia”.

Dr. Djalma Policarpo, Coordenador Estadual do DNOCS no Piauí.

O prefeito Dr. Zenon de Moura Bezerra, disse que a festa já faz parte da programação do aniversario de emancipação política do município. “Essa festa já faz parte do calendário cultural e festivo do aniversário de Monsenhor Hipólito, então, a prefeitura contribui de certa maneira para a realização desse evento, que a cada ano vem motivando a juventude”.

Prefeito Zenon e Vereador Maninho com os deputados Georgiano Neto (Estadual) e Júlio César (Federal)

Dr. Zenon ainda destacou a importância dessa classe de trabalhadores para a economia local. “A classe dos batonzeiros é uma nova economia que surgiu, precisa até editar um livro, pois é interessante a suas rotinas, esse mecanismo de subsistência de trabalho criado, que surgiu espontaneamente aqui na nossa macrorregião, sobretudo, no nosso município. Esse é um tipo de trabalho muito interessante, pois, nossa região não oferece muita opção de trabalho, e assim, eles criaram esse mecanismo. Eu tive a oportunidade de conversar com um batonzeiro, é uma vida muito corrida, mas ele com sorriso aberto me disse que ‘a vida é dura pra quem é mole’, e eles demostram o exemplo de vida que no trabalho tem que existir, parabéns aos batonzeiros”.

Prefeito Zenon Bezerra recepciona ex-governador Wilson Martins.

Várias autoridades municipais participaram da II Festa dos Batonzeiros, entre elas: o Prefeito Municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra; a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Maria Eneide Modesto Bezerra; a Vice-Prefeita, Dra. Josefina Gomes Policarpo; o ex-prefeito, Dr. José Ayrton Bezerra; o Coordenador Estadual do Dnocs no Piauí, Dr. Djalma Policarpo; os Secretários Municipais Ernandes Bezerra (Cultura), Dra. Joyce Bezerra (Saúde), Santynha Bezerra (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal) e Anderson de Sá (Chefe do Departamento de Esportes); os vereadores (as) Perciliana de Sá Bezerra Gomes (Pecy de Meton), Maria Doracelma Bezerra Policarpo, Flávio Rômulo Carvalho dos Anjos (Maninho) e Fábio Bezerra Alves (Fabinho); a diretora da Unidade Mista de Saúde Emília de Sá Bezerra, Dolralece Bezerra Policarpo; dentre outros.

Várias autoridades municipais e estaduais prestigiaram o evento.

De passagem pelo município na noite desta sexta-feira, também prestigiaram o evento, o ex-governador Wilson Martins, o deputado estadual Geogiano Neto (PSD) e o seu pai, o deputado federal Júlio César (PSD).

Fonte: CG Noticias

Leia Também

Publicidade