ad16
Geral

Ilustradoras expõem trabalho na Câmara Municipal de Picos

Ilustradora científica
Ilustradora Científica Isaurina Maria Sousa Valério fala sobre exposição na Câmara.

Nesta quinta-feira (01) as ilustradoras Fátima Solene Vagonel, Diana Carneiro e Isaurina Maria Sousa Valério começaram a exposição do projeto “Arte e Natureza” na Câmara Municipal de Picos. Ao todo são 40 imagens expostas para visitação. Nossa equipe conversou com Isaurina Valério que já esteve em Picos há dois anos e agora retorna para expor o seu trabalho de retratação da fauna brasileira e para registrar a fauna e flora local.

Ela explica que a ilustração científica remonta ao descobrimento do Brasil, quando viajantes estrangeiros desenhavam animais e plantas de nossa terra e levavam esses desenhos para serem expostos e estudados nos seus países de origem. Nos dias atuais esse trabalho se voltou para a conservação dos biomas, realizando inúmeros trabalhos para estudiosos e universidades.

Isaurina informa ainda que a ilustração científica consegue ser mais precisa do que a fotografia, pois registra uma quantidade maior de detalhes. “Quando você faz uma fotografia você pega o foco de determinados pontos, na ilustração não, nós conseguimos dar foco no trabalho inteiro”, explicou. Por esse motivo houve um crescimento de ilustradores no Brasil.

Para fazer os desenhos Isaurina informa que vai até a natureza observar os animais que serão desenhados. Essa visão direta é necessária para saber qual a tonalidade da cor que será usada no desenho. A conclusão de um trabalho varia de um a dois meses.

Sobre a pintura ela explica que cada quadro representa um novo desafio não havendo um desenho em que tenha sentido maior dificuldade do que outros. Os desenhos são comercializados para cientistas e também para pessoas que apreciam essa forma de arte. “Trabalho também com colecionadores porque eles amam a ilustração científica”, informou.

Uma obra pode chegar a custar R$ 2.500,00. Em Picos estão sendo expostas cópias dos desenhos originais.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade