ad16
Destaques

“Imepi Itinerante” fiscaliza postos de combustíveis em Picos

[ad#336×280]No município de Picos desde a manhã desta quinta-feira, 26,  o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi)  deflagrou a operação “Imepi Itinerante”. A operação que se estende por outros municípios do Piauí tem por objetivo fiscalizar os estabelecimentos comerciais em caráter educativo sobre o uso da balança e também bombas dos postos de combustíveis.

Fiscais durante fiscalização aos postos de combustíveis - Foto: Jesika Mayara
Fiscais durante fiscalização aos postos de combustíveis – Foto: Jesika Mayara

O Imepi conta com duas equipes, e com apoio da Vigilância Sanitária Estadual e municipal que farão fiscalizações acerca da comercialização de alimentos no município. Fiscais tem visitado os postos de combustíveis verificando possíveis irregularidades.

O diretor geral do Imepi, Maicon Danilo, esclarece que a fiscalização possui fins de garantir o direito do consumidor, para que este não seja lesado. “O objetivo da operação é verificar se as balanças e bombas de combustível estão dentro das conformidades com o objetivo de resguardar o direito do consumidor e ao mesmo tempo está proporcionando uma competitividade leal entre os comerciantes, para que aquele que esteja dentro das normalidades não seja prejudicado”, disse Maicon Danilo.

13586_imepi_005

Negociações e multas

Em meio às fiscalizações, também ocorre a negociação de débitos anteriores dos comerciantes. Em Picos, foram entregues mais de 100 notificações com débitos pendentes.  O diretor do Imepi disse ainda que os comerciantes podem negociar e parcelar a dívida junto ao diretor do setor jurídico que também acompanha a operação.

Caso sejam constatadas irregularidades  a multa pode variar de R$100 a um milhão e meio de reais, em caso de reincidência, as multas serão mais severas.

Picos é a segunda cidade a ser visitada pelo Imepi, e a operação segue atá dia 31 de março no município. Ao final da operação serão traçadas quantas balanças existem na cidade com não conformidade, pois algumas vezes, os comerciantes não possuem condição de comprar as balanças digitais, que são as exigidas atualmente, e ainda utilizam os equipamentos manuais.

“Ao final de tudo, iremos traçar esse perfil e encaminhar ao prefeito municipal, para que se for interesse do município, o mesmo possa financiar a aquisição de balanças digitais, assim como aconteceu em Parnaíba, onde a prefeitura financiou 50 balanças”, disse Maicon Danilo.

Com as ações educativas e o aumento da proximidade com o Imepi, a população também será capaz de ajudar na fiscalização. E para dúvidas, reclamações e denúncias, o Imepi pode ser acionado pelo telefone: 0800 281 1411.

Etiquetas

Um Comentário

  1. One more thing that I would like to share here is that, whatever you are using free blogging service however if you donít update your weblog on on a regular basis basis then itís no more attraction.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade