EconomiaGeralTodas as Notícias

Imposto de Renda: mais de 12,8 mil piauienses receberão R$ 11,2 milhões

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]A Receita Federal libera hoje a consulta ao quinto lote de Restituição do Imposto de Renda para Pessoa Física. Segundo dados da Delegacia da Receita Federal no Piauí, no Estado 12.842 contribuintes terão direito a receber os valores de restituição. Ao todo, serão pagos R$11.248.679,00. No Brasil, cerca de 2,1 milhões de contribuintes receberão dinheiro do Fisco.

Hoje também será liberada a consulta a lotes residuais das declarações de 2013 a 2008 (anos-base 2012 a 2007). Segundo o delegado adjunto da Receita Federal no Piauí, dos 12.842 restituições, 12.621 são referentes ao exercício de 2013 e 221 referentes a anos anteriores, que receberão os recursos com uma correção de 5,42% correspondente à variação da taxa Selic entre maio e outubro deste ano.

Imposto de renda - Imagem: Reprodução
Imposto de renda – Imagem: Reprodução

A relação dos beneficiados ficará disponível na página da Receita na internet. “A consulta pode ser feita pelo contribuinte na página da Receita na internet. É importante também que o contribuinte crie um código de acesso para que possa ter um detalhamento do andamento do seu processo em específico. Com esse código, ele fica sabendo o andamento do processo, se tem pendência e outros”, auxilia o delegado adjunto da Receita Federal no Piauí, Eudmar Ferreira. A consulta aos lotes pode ser feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS (Apple) ou Android.

Segundo Eudmar, apesar de hoje ser possível saber quem tem direito aos recursos, somente no dia 15 de outubro os recursos estarão disponíveis para saque e creditados nas contas informadas pelos contribuintes nas declarações. Se, mesmo tendo direito ao recurso, o contribuinte não receber os valores, ele poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004- 0001 (capitais) e 0800- 729-0001 (demais localidades). Nesse caso, o declarante terá de agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Ainda há dois lotes de restituições para serem liberados até o final do ano. Tem direito a receber restituição quem pagou Imposto de Renda a mais durante o ano. O cálculo é feito na hora do envio da declaração do imposto de renda. O sistema computa os valores gastos com dependentes e despesas médicas, por exemplo, vai ganhando descontos.

Por: Mayara Martins – Jornal O Dia

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.