ad16
Geral

Inmetro detecta novo tipo de fraude em postos de gasolina

Posto de Gasolina
Foto: Reprodução

Uma nova fraude em postos de combustíveis brasileiros tem aumentado a fiscalização do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). Trata-se de uma irregularidade na placa colocada dentro da bomba de combustível, que diminui a quantidade de litros depositada nos veículos.

O tipo específico de fraude ainda não foi registrado no Estado, mas o Instituto de Metrologia do Piauí (Inmepi) enviará funcionários para um treinamento no Rio de Janeiro, no sentido de orientá-los para detectá-la durante as fiscalizações. Funciona da seguinte forma: se um cliente pede a quantia de R$ 60 em gasolina, a máquina registra a quantia exata, mas a placa colocada dentro da bomba de combustível faz com que o depósito seja de uma quantidade inferior.
“Essa era uma realidade que o Inmetro já conhecia há mais de um ano, mas a orientação era realizar ações de monitoramento maneira sigilosa. No Brasil foram detectadas milhares de fraudes. No Piauí temos registradas muitas fraudes, mas desse tipo ainda não”, disse o diretor do Inmepi, Messias Júnior, em entrevista ao vivo ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (11).
O treinamento tem início no mês de fevereiro, mas o diretor afirma que já são feitas fiscalizações corriqueiras no Estado. “Nossos funcionários estão capacitados para detectar qualquer fraude, mas o treinamento é necessário porque vamos olhar especificamente para isso”, finalizou o gestor.
Cidadeverde
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade