ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducação

Inscrições do Enem terão início nesta segunda-feira (28)

Além do cartão do ENEM, estudantes devem portar um documento de identificação com foto. (Foto Reprodução Web)
Prova do ENEM

As inscrições para o Enem 2012 terão início na próxima segunda-feira ( 28 ) e vão até o dia 15 de junho. Segundo o Coordenador do Preparatório dos Cursinhos Preparatórios da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, professor Valdir Soares, na última edição do Exame, mais de 40 % dos alunos da Rede Pública foram aprovados, o que é considerado um número expressivo. Em 2012, a meta é intensificar o número de estudantes inscritos.

Segundo o coordenador, a Seduc irá intensificar o trabalho junto às escolas, com o intuito de conscientizar os jovens a aderirem ao Enem. Ele lembra que os alunos de escolas públicas são isentos do pagamento da taxa de R$ 35 reais, cobrada no ato da inscrição.

Ainda como parte do processo de fortalecimento da participação dos estudantes, Soares lembra que os cursinhos preparatórios da Seduc terão início em junho. “ Vamos reforçar esse trabalho até a véspera do Enem para que possamos melhorar, ainda mais, a participação dos alunos das escolas púbicas estaduais”, estimou.

A aplicação das provas do Enem 2012 está prevista para os dias 03 e 04 de novembro. A divulgação dos gabaritos oficiais está prevista para o dia 07 de novembro, e o resultado do exame será publicado no dia 28 de dezembro.

Enem 2012

O Enem é aberto a todos os alunos que concluiram o ensino médio. O exame tem se tornado mais importante a cada ano devido à adoção de várias instituições particulares, estaduais e federais ao programa, como uma das etapas ou etapa única do processo seletivo.

Importância do Enem

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

[email protected]

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade