ad16
ColunasCrônicas da EuropaGeral

Internacionalmente o turismo do Piauí é uma piada

Piauí Turimos - foto: Arquivo.
Piauí Turimos – foto: Arquivo.

Ser brasileiro hoje é participar de uma das nacionalidades que mais traz curiosidade entre pessoas mundo afora. O Brasil é moda! Fatos como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, a imagem de recuperação econômica e de potência mundial econômica suplantam o antigo estereótipo brasileiro de um país de mulheres de nádegas avantajadas e de um Carnaval tipicamente carioca e outras idiotices que tornavam nosso país conhecido como apenas “um lugar exótico”. Dizer que não há divulgação do Brasil como o país da sensualidade é cair na ingenuidade, mas temos melhorado essa imagem, apesar da teimosia de alguns idiotas que enriqueceram à base da prostituição e outros tipos de máfias via esse turismo de terceira classe.

Nas nossas viagens idas a livrarias da Europa (olha que, mesmo com a crise, ainda há muito mais que no Brasil) um dos passatempos preferidos é vasculhar livros, ver a diversidade que há nas livrarias. Tá certo: há estantes inteiras dedicadas a Paulo Coelho (o autor brasileiro que, de longe, é o mais conhecido por terras europeias) mas também há uma série de outras obras que valem a pena ser pagas. Detalhe: geralmente livro na Europa é mais caro que no Brasil.

Entre essas garimpagens começamos a vasculhar guias de viagem, e entre esses guias a procurar principalmente os que falam do Brasil. Um fato começou a chamar nossa atenção, infelizmente, de forma negativa: o Piauí, literalmente, está fora dos guias.Isso mesmo, o meu, o seu, o nosso Piauí. Um Piauí que é apregoado por vários setores estatais como um dos estados mais lindos e de maior potencialidade turística do País. O que não é mentira.

O que chamou atenção é como pouco se vende a imagem do Piauí fora e quando há essa imagem é quase como uma piada (e sem graça, viu!).

Dos vários guias turísticos sobre o Brasil, na Europa há mais de 30, menos de 15% falam alguma coisa sobre o Piauí. Ou seja: a maioria dos guias sequer menciona o estado da Serra da Capivara, do Delta, de Sete Cidades, de Oeiras, do mel, da castanha… e de tantas outras potencialidades. Dos poucos que falam, pasme, trazem informações erradas, que circulam há anos pela Europa. Vamos aos fatos, que fiz questão de documentar:

Piauí Turismo - Foto: Arquivo
Piauí Turismo – Foto: Arquivo

CASO 1 – GUIA AMERICAN EXPRESS “BRASIL” – editado em Portugal: é bem volumoso e caro (custa o equivalente a R$ 80,00). A página dedicada ao Piauí é dividida com o Maranhão, como se fosse um único estado. “Apesar de pertencerem ao Nordeste, o Piauí e o Maranhão são diferentes do resto da região, tanto em termos culturais como geográficos. Ambos os estados possuem histórias violentas. Piauí foi palco de muitas escaramuças entre os vaqueiros e a população indígena”: está na página 245 do referido Guia. E por aí vai a esculhambação e discriminação com nosso estado. E na página 248 do Guia, destinado a Teresina, há meia página. Sendo que a foto da Igreja de Nossa Senhora do Amparo é de algum lugar do Mundo, menos de Teresina.

Piauí Turismo - Foto: Arquivo
Piauí Turismo – Foto: Arquivo

CASO 2 – GUIA TOTAL BRASIL– editado em espanhol e vendido em Portugal e na Espanha. É mais sem graça que piada de português. Esse destina apenas um terço de página para o Piauí, no meio de quase 300 páginas. O nosso estado está em sua página 84 (bem no meio). O Guia fala que o Piauí é o estado mais pobre do Brasil. Diz que Teresina, a capital, tem menos de 600.000 habitantes, fala do Parque Nacional de Sete Cidades e que as pessoas devem ter cuidado com as cobras cascavéis. Sem falar nas pinturas pré-históricas. O gringo que escreveu confundiu geral Sete Cidades com a Serra da Capivara (que fica do outro lado do Piauí e sequer é citada nesse guia). Outro exemplo tosco nesse material é que na cidade de Parnaíba desemboca o rio São Francisco, isso mesmo! Parnaíba agora está em Alagoas ou Sergipe, que é onde o Velho Chico realmente desemboca.

Piauí Turismo - Foto: Arquivo
Piauí Turismo – Foto: Arquivo

CASO 3 – GUÍAS VISUALES do jornal espanhol El País. Lembrando que o El País é o maior jornal em língua espanhola do Mundo e um dos mais respeitados da Europa. É um guia Ctrl C + Ctrl V do Guia American Express (ou vice-versa), só que este é em espanhol e vendido na Espanha.

Todos esses guias são vendidos em centenas de livrarias e aeroportos. Ou seja: lugar de alta movimentação de turistas.

Verdade seja dita, um dos poucos guias realmente que trazem informações corretas e algo a ser entendido do Piauí é o Lonely Planet (ao menos em sua versão espanhola).

O exemplo principal do que ocorre com esses guias não é nem que eles publiquem o que entendam ou não entendam sobre o Piauí, mas desse material circular livremente sem nenhum comentário ou ação dos órgãos estatais, principalmente os de fomento ao turismo e educação. Lembrando que no Piauí há um órgão específico para isso e três cursos superiores da área, com professores, inclusive, com formação fora do Piauí e do País, com forte atuação na área e com o desejo de mudança dessa situação. Os dois guias são editados há quase dez anos, ou seja, praticamente uma década vem se destacando um Piauí de nada, de mentira, de piada.

Piauí Turismo - Foto: Arquivo
Piauí Turismo – Foto: Arquivo

Não estamos procurando culpados, apenas apresentando um fato grave e que deve ser corrigido, pois não adianta investir milhões de reais em imagem se Brasil afora o que é passado em termos de Piauí destoa de tudo o que é publicizado. Assim nosso turismo, que é uma indústria sem chaminés e muito lucrativa, continuará amargando índices vergonhosos ou sequer sendo lembrando.

Tags

27 Comments

  1. Ellanse洢蓮絲(依戀詩)是一款荷蘭與英國共同研發的的新型真皮填充劑,是由30的25-50微米(µm)的聚己內酯(polycaprolactone, PCL)完美微型正圓晶球,以及70的PBS-生物降解材料(carboxymethylcellulose, CMC)製成的凝膠體,這些成分都是通過FDA(美國食品藥品監督管理局)和歐洲CE認證的安全成分,在人體內水分和二氧化碳作用下可以完全被分解吸收和排出的安全物質,對人體不會產生過敏反應,因此治療前不需經過敏檢測,在使用上幾乎不產生副作用。

  2. 9合1升級保護,提升全面防護!!! 相比之前四合一的疫苗只能預防四種hpv病毒,70的相關癌症。 九合一可以預防9種hpv病毒,可預防高達90以上的子宮頸癌、外陰癌、陰道癌和肛門癌及癌前病變等。 HPV9合1子宮頸癌疫苗 Gardasil 功效 100 預防高危致癌的 HPV 16、18、31、33、45、52 及 58 型號 (可減低 90 患子宮頸癌、、90-95 肛門癌、85-90 外陰癌、80-85 陰道癌及相關癌前病變的風險) 100 減低引致生殖器官濕疣 (俗稱「椰菜花」) 的 HPV 6、11 型的感染 (可減低超過 90 患生殖器官濕疣的風險) 男性方面,能減低患上肛門癌、生殖器官濕疣 (俗稱「椰菜花」) 及傳播 HPV 病毒的風險 注射位置紅腫及痛、輕微發燒和頭痛,至今未有嚴重副作用記錄

  3. 激光是單一波段的光能 , 在同一時間發射 , 光線能量較為集中 , 能深入皮膚打擊患處之異常色素或血管 , 溫和地刺激皮膚內的骨膠原更生, 新生的骨膠原令您的膚質光澤柔嫩 , 煥然一新 , 抗老效果顯著。有效治療色斑(雀斑 , 太陽斑 , 咖啡斑 , 太田痣 , 紋身) , 血管問題 (葡萄色斑 , 微絲血管擴張) , 膚色不均 , 皮膚鬆弛 , 毛孔粗大 治療後皮膚會出現短暫的紅腫 , 要注意防曬及遵照醫生指示護理皮膚

  4. 通過水光療程抑制黑色素細胞生長的成分注射到真皮層,減少黑色素形成,淡化黑斑色素沉澱,從而達到美白祛斑的效果 療程特色 :可配搭多元化產品來量身訂做不同療​​程計算機化規格,操作方便,容易控制可調節進針深度,精準注射於目標的肌膚層 每針的注射劑量相等,達到均勻注射 一次平均5點注射,可縮短療程時間 採用31號細針頭,幾乎看不到入針點 降低疼痛、瘀血、腫脹及不適感 使用靈活度高,可複合式搭配針劑,量身訂製療程

  5. Sculptra 含有由含有源於植物果酸的 PLLA 聚左乳酸(poly-L-lactic acid),它能促進天然膠原蛋白大量增生,令容顏重現年輕,一個療程的效果能持續逾2年。Sculptra 乃全球唯一獲美國食物及藥物管理局(美國FDA)認可的PLLA聚左乳酸美容品牌。Sculptra 塑然雅會被人體自然分解吸收,同時促進天然膠原蛋白再生1。療程效果可以漸進地給你更富清新朝氣的容頻,效果自然,更不會影響面部表情。SCULPTRA 塑然雅 Sculptra 由含有源於植物果酸的PLLA聚左乳酸(poly-L-lactic acid),它可以被新陳代謝成二氧化碳及水,最終自體內排出。PLLA聚左乳酸早已被廣泛應用於醫療用品超過30年,自2009年起 Sculptra 及全球唯一獲美國FDA認可的PLLA聚左乳酸美容醫學品牌。Sculptra ® 塑然雅能促進天然膠原蛋白大量增生1,改善皺紋,令容顏重現年輕。全球唯一獲美國FDA認可PLLA聚左乳酸。臨床研究證實於3個月間,肌膚的膠原蛋白密度 顯著增加67%2。療程效果能持續愈2年3。主要成份PLLA聚左乳酸源於植物果酸,醫學界廣泛使用超過30年。

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade