ad16
DestaquesPolíciaTodas as Notícias

Internauta denuncia falta de delegado em Paulistana

Segundo a denúncia, o município só tem um policial por plantão na cidade.

Um internauta do Portal RiachaoNet entrou em contato com a nossa redação para denunciar a falta de delegado na cidade de Paulistana. Segundo a denúncia, o município só tem um policial por plantão na delegacia.

Ainda de acordo com a denúncia, a delegacia sempre se encontra de portas fechadas e o policial não atende a população de forma correta.

Delegacia de Paulistana
Delegacia de Paulistana

Consta ainda na denúncia que a delegacia está mal estruturada e equipada e até os boletins de ocorrência o policial faz sem vontade e de forma arrogante.

O que diz o Delegado de Paulistana

O RiachaoNet entrou em contato com o delegado titular da delegacia de Paulistana, Cícero Oliveira. Ele informou que está de férias e só retorna no dia 3 de julho.

Porém, Cícero declarou que o delegado da cidade de Jaicós, Miguel Carneiro, está respondendo pela delegacia de Paulistana durante a semana e nos finais de semana há um rodízio entre as delegacias de Pio IX, Fronteiras, Simões e Jaicós e todo final de semana há um plantão em uma dessas delegacias para que o atendimento ao cidadão não fique prejudicado.

Ainda segundo o delegado, atualmente a delegacia de Paulistana conta com sete policiais, sendo seis agentes e um escrivão. Os policiais ficam de plantão reversando durante os dias da semana. A delegacia fecha de 12 às 14h que é o horário de almoço do agente plantonista.

Em relação ao mau atendimento dos policiais plantonistas, o delegado Cícero esclareceu que não tem conhecimento de casos dessa natureza, e informou que sempre conversa com os agentes sobre os atendimentos, uma vez que as pessoas devem ser bem atendidas. Disse ainda que as pessoas que de alguma forma se sentirem prejudicadas devem procurá-lo na delegacia a partir do dia 3 de julho.

Estrutura da Delegacia

Em janeiro de 2018, o Secretário estadual de Segurança Piauí, o Deputado licenciado Cap. Fábio Abreu, em conjunto com outras autoridades, como o promotor de Justiça da Comarca de Paulistana Dr. Paulo, o Comandante do 20º BPM Major Felipe, do Sub-Comandante do 20º BPM Cap. Antonio Milton, além do vice-prefeito Carlos Rodrigues, foi convidado por policiais civis e autoridades a verificar a situação da 12ª Delegacia Regional de Policia Civil de Paulistana, e a precariedade da estrutura física do prédio.

Estrutura comprometida coloca em risco o trabalho policial - Foto: Fábio Nascimento
Estrutura comprometida coloca em risco o trabalho policial – Foto: Fábio Nascimento

Naquela ocasião, o delegado Cícero Oliveira mostrou ao Capitão Fábio Abreu todas as dependências da delegacia. As péssimas condições do espaço, além de prejudicar o trabalho policial também prejudica a permanência de presos, pois a insegurança em mantê-los custodiados na delegacia é um problema grave.

Local sugerido como sede da delegacia - Foto: Fábio Nascimento
Local sugerido como sede da delegacia – Foto: Fábio Nascimento

Nova Sede

Após os fatos mostrados, o secretário conheceu um espaço sugerido por autoridades locais onde a Delegacia de Paulistana poderia funcionar provisoriamente no bairro Cohab e que pertence a uma Associação.

Na época,  constatado os problemas, nenhuma solução foi dada a questão da falta de estrutura, mesmo sendo uma delegacia regional e abrangendo vários municípios, além do que novos servidores ou a nomeação de um novo delegado ainda depende de concurso público ou nomeação de aprovados em concursos anteriores.

Tags

Leia Também

Publicidade