ad16
GeralIpiranga do PiauíMunicípiosTodas as Notícias

Ipiranga sedia importante reunião sobre Saúde

O município de Ipiranga do Piauí sediou, na terça-feira (16/02), o encontro entre representantes da saúde dos munícipios que integram o Vale do Guaribas e Vale do Sambito. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Ipiranga.

Na estavam presentes na reunião o Prefeito de Ipiranga Dr. Zé Maria, o Presidente da Câmara de Ipiranga Vereador João Batista de Sousa, o Diretor Técnico do Hospital Regional Justino Luz Bruno Santos, a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Picos, Conceição Portela; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Dr. Júlio Araújo, a Diretora da Universidade Federal do Piauí, campos de Picos, Maria Alveni Barros, a Presidente do COSEMS Dra. Leopoldina Cipriano Feitosa e secretários de Saúde de cidades do Vale do Sambito e Vale do Guaribas.

Reunião sobre a saúde em Ipiranga do Piauí -Foto : Meio Norte
Reunião sobre a saúde em Ipiranga do Piauí -Foto : Meio Norte

O objetivo da reunião era discutir obre a implantação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) na Cidade de Picos, mais segundo as intenções do Governo do Estado prevê a instalação na cidade de Oeiras. Os representantes dos vales do Guaribas e Sambito, estão se mobilizando para solicitar que o centro seja construído em Picos, devido a vários fatores que favorecem a instalação na Cidade de Picos, para isso além da mobilização dos secretários municipais dos dois vales, precisa de apoio dos políticos das duas regiões.

Os argumentos partem da justificativa de que Picos tem maior estrutura para comportar um Centro Oncológico que a cidade de Oeiras, a Macro Região de Picos sozinha possuí 39 municípios um maior número de cidades que a região do Vale do Canindé. Picos tem ainda vários cursos na área de saúde, como enfermagem, biologia, nutrição e futuramente, medicina, ofertados pela UFPI, além de uma melhor infraestrutura.

O Prefeito Dr. Zé Maria abriu a reunião pedindo que os prefeitos dos Vales do Sambito e Guaribas se unissem em favor dessa causa e pediu que o Prefeito de Picos Pe. Walmir sem empenhe nessa luta já que é o político do mesmo partido do Governador Wellington Dias.

O Direto Técnico do Hospital Regional de Picos Bruno Santos foi convidado pela Comissão Intergestora Regional (CIR) que tem como Coordenadora Regional do Vale do Sambito Maria Valdete Lima Secretária municipal de Ipiranga, as CIR foram criadas pelo Pacto Pela Saúde. O Dr. Bruno Santos foi sabatinado pelos Secretários Municipais presentes na reunião sobre diversos assuntos. A discussão foi bastante produtiva.

35d45cdf-d687-41e2-ba03-3f51f2787541

O Prefeito Dr. Zé Maria foi o único gestor presente na reunião e como médico acrescentou muito nas discursões sobre o atendimento no Hospital Regional.

A pauta dessa reunião foi a implantação do Centro Oncológico em Picos, cirurgias eletivas e transferências de pacientes graves para alta complexidade pelo Hospital Justino Luz, Regulação de exames.

A Diretora da Universidade Federal Maria Alveni Barros, argumenta que o município precisa de um espaço de tecnologia avançada na área de saúde, exatamente por ser referência em cursos da área da saúde.

Como é que se justifica a criação de um espaço de atendimento médico em Oeiras e não em Picos, se Picos é quem está configurando no cenário nacional e estadual como polo de formação de profissionais de saúde?”, questiona Maria Alveni Barros.

O presidente do Conselho de Saúde de Picos, Júlio Araújo, fala que Picos oferece uma estrutura e melhor condição de serviço maior que Oeiras e que é preciso buscar o maior número de apoio para que o centro venha para Picos. “A instalação desse centro é um desejo político, então a gente precisa do apoio dos prefeitos de toda a região”, argumentou.

O prefeito de Ipiranga, Dr. Zé Maria, que é médico e atende no Hospital Regional de Picos, destacou a importância de Picos para a região, pois o munícipio recebe diariamente uma população flutuante muito grande e deve comportar melhor a UNACON.

“Aqui somamos mais um esforço, a gente sabe que Picos está mais centrado, e pode atender melhor a demanda de muitos municípios e nós vamos continuar com esse esforço, sabendo que tem forças poderosas que querem que o centro vá para Oeiras, que ainda não tem infraestrutura para suportar uma demanda dessa natureza. Picos já tem essa estrutura, por isso nós estamos aqui, reunidos, apoiando e juntos teremos mais força para conseguir”, afirmou o Prefeito Dr. Zé Maria.

A unidade de atendimento na área de oncologia deve ser implantando, pelo Governo do Estado, também em Teresina e Parnaíba.

Logo após a reunião o Prefeito Dr. Zé Maria convidou a todos para visitarem a casa da cultura e finalizando a programação ofereceu um almoço aos participantes da reunião.

Meio Norte

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade