ad16
DestaquesIpiranga do PiauíMunicípiosTodas as Notícias

Ipiranguense reencontra familiares 37 anos após sair de casa

José Nunes Viana estava morando no Pará

Trinta e sete anos após deixar sua cidade natal, o município de Ipiranga do Piauí, José Nunes Viana, mais conhecido pela alcunha de José de Alfredo, retornou para o seio de sua família. O ipiranguense residia em Marabá, estado do Pará, e saíra de casa para buscar melhorias para sua vida.

José de Alfredo deixou sua terra natal para se tornar mineiro em Serra Pelada-PA, assim como muitos brasileiros, especialmente nordestinos. Seu reencontro com os familiares piauienses se deu após a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Marabá ter contatado a Assistência Social em Ipiranga do Piauí.

José Nunes Viana e o prefeito Elvis Ramos

“É bom demais estar de volta. Tem muitos anos que saí daqui. Eu pensava em voltar para Ipiranga, tinha muita saudade dos meus primos, lembrava deles todos os dias, mas não sabia como. A Giselly, que representa o CREAS no Pará, entrou em contato com o pessoal de Ipiranga. Ela é uma pessoa muito boa. Agradeço ao pessoal do CREAS daqui de Ipiranga, tenho gratidão demais. É bom demais estar com meus primos”, disse o ipiranguense.

José de Alfredo viveu tempo todo o tempo no Pará e, com o passar do tempo, foi acometido por algumas doenças, e levado pela assistência social para um abrigo em Marabá. Ele falou ainda que tomou conhecimento de que possui familiares no Pará, mas que não chegou a conhecê-los.

Luís Gonçalves Fontes, primo de José Viana, expressou a alegria que ele e sua família estão sentindo por reencontrarem o familiar que, até então, já não sabiam se ainda estava vivo.

Luís Fontes, à esquerda, e José Nunes, à direita

“Sentimos uma grande emoção, pois pensávamos que ele não existia mais. Há 37 anos ele saiu daqui e não deu mais notícia. Ele saiu daqui quando minha mulher estava de resguardo de nossa filha, em fevereiro de 1984. Muitos aqui não o conhecem, mas os que conhecem estão doidos para ver ele. Naquele tempo não usávamos telefone. Esperávamos que ele mandasse notícia. Ainda pensamos em colocar o nome dele naqueles programas de televisão para ver se encontrávamos ele. Agora foi uma alegria saber que ele está vivo e veio novamente para o braço da gente”, disse Luís.

Os familiares de José de Alfredo já providenciaram uma residência para que ele tenha conforto perto da família.

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, assistiu ao reencontro dos familiares de José Viana com ele. Ele também externou sua felicidade em fazer parte do momento e agradeceu à equipe de Assistência Social do município pelo empenho.

Elvis Ramos, prefeito de Ipiranga

“Gostaria, primeiramente, de externar minha felicidade e gratidão à equipe da Assistência Social de Ipiranga do Piauí, em parceria com a equipe de Marabá, no Pará, porque foi através dessa parceria que conseguimos trazer o senhor José Nunes Viana de volta para Ipiranga. Estou muito feliz em poder promover o reencontro dessa família. Hoje podemos comemorar a reinserção dele à sua família, ao seu convívio natural, pois se encontrava longe de seus entes queridos há 37 anos”, destacou.

A Secretária de Assistência Social de Ipiranga do Piauí, Iolita Ramos, também expressou a alegria de ver o trabalho de sua equipe concluído e, com isso, a felicidade do reencontro de familiares que não se veem há 37 anos.

Iolita Ramos, Secretária de Assistência Social de Ipiranga do Piauí

“Estamos felizes em receber esse ipiranguense que há 37 anos saiu daqui. Essa é uma família grande em Ipiranga. Eles nos procuraram e fizemos essa linha de encontros. É muito emocionante, muito gratificante para nós, que estamos à frente da Secretaria de Assistência Social. Nós contamos com o apoio do prefeito Elvis que tem essa missão de ajudar o próximo. Isso mostra o grande compromisso com a sociedade de Ipiranga. O prefeito e nós estamos abraçando essas causas de trabalhar pelo povo e fazer a vontade deles. Não tem preço esse momento para o senhor José, que está chegando, e para nós que fazemos parte da equipe”, concluiu.

Fotos: Matheus Silva

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade