ad16
EconomiaGeral

IPVA pode ser pago com desconto até 31 de janeiro para placas final 1

[ad#336×280]Quem tem veículo com placa final 1 deve estar atento, pois o prazo para efetuar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto encerra nesta sexta-feira (31). Para conseguir o desconto de 15%, o contribuinte deve pagar o imposto em cota única até esta sexta-feira, porém, o IPVA também pode ser parcelado em 3 cotas, que devem seguir o calendário elaborado pela Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz). O prazo, para pagar a primeira parcela, para os contribuintes que preferem o pagamento em cotas, sem acréscimo de juros e multa também encerra nesta sexta-feira.

O coordenador de IPVA da Secretaria da Fazenda, Alfredo Irapuã, explica que após o prazo estabelecido pelo calendário serão acrescentados ao valor juros e multas. “Além disso, os condutores de veículo ainda estarão com o problema de trafegar com carro não licenciado, chegando até a ter o veículo apreendido em blitz”, acrescenta.

Documento carro
IPVA – Foto: Reprodução

Para realizar o pagamento, basta acessar na página principal o Sistema de Autoatendimento, denominado SIAT Web, em seguida clicar na opção DAR Web (Geração de Documento de Arrecadação), depois, em Emissão de DAR-Sefaz, escolher o imposto, na opção IPVA. Para isso, o proprietário de veículo deve acessar o SIAT Web, opção IPVA, aba Consultas. A partir daí, insira o número do Renavam, escolher a opção de parcelamento ou cota única e emitir o boleto, que pode ser pago nos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica, além de correspondentes bancários da Caixa e do Banco do Brasil.

Este ano, o valor que será pago por alguns contribuintes sofreu um decréscimo médio de cerca de 4,5% em relação ao ano anterior para os carros usados. Entretanto, isso não representou uma queda nas alíquotas utilizadas para o cálculo do valor arrecadado, mas sim uma desvalorização dos carros usados no mercado, é o que afirma o secretário de Fazenda do Piauí, Silvano Alencar. “É necessário lembrar que a depreciação dos veículos é um fenômeno que ocorre todos os anos.”.

Como é calculado o IPVA?
Carros novos utilizam uma alíquota de 2,5% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores, 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões, 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.

O próximo prazo final de pagamento com desconto para o IPVA, segundo o calendário elaborado pela Unidade de Administração Tributária da Sefaz PI, é o de veículos com final de placa 2, que deverá ser realizado até o dia 28 de fevereiro.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade